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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179
Título: | A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua |
Autor(es): | Silva, José Ricardo da |
Orientador(es): | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa - Estudo e ensino Análise Linguística Língua portuguesa - Gramática Leitura Escrita Portuguese language - Study and teaching Linguistic analysis (Linguistics) Portuguese language - Grammar Reading Writing |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, José Ricardo da. A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Na raiz da dificuldade das escolas brasileiras em formar alunos proficientes em leitura e escrita, aptos a interagir plenamente nas diversas situações de comunicação a que são frequentemente expostos em uma sociedade letrada, estaria a forma equivocada como o ensino de língua vem sendo sistematicamente praticado – uma abordagem por meio de atividades voltadas basicamente para o ensino de gramática a partir de unidades mínimas, descontextualizadas, que vão da palavra ao período, mas sem chegar ao texto. Há muito se afirma a necessidade de uma mudança nessa postura, por meio da adoção de um ensino em que a gramática seja trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, no interior das práticas de leitura e de escrita. É nesse contexto que surgem as propostas de Análise Linguística (AL) de base interacionista e, como tal, concebidas com o fim de promover a reflexão sobre os recursos linguísticos e sobre as estratégias discursivas, com foco nos usos da linguagem (MENDONÇA, 2006). É dessas ideias que os currículos nacionais oficiais buscam se apropriar, como forma de resposta à demanda pelo desenvolvimento satisfatório da competência sociocomunicativa dos alunos. Assim, ao apresentar seu projeto pedagógico como integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção Tecendo linguagens assume também a concepção interacionista da língua como a teoria subjacente à organização das suas atividades. O objetivo desse trabalho é, nesse sentido, verificar se as atividades em um dos capítulos da coleção de fato são organizadas sob o viés interacionista e, portanto, eficazes para promover a reflexão sobre os usos da língua. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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