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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jaqueline Maria de-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:47:11Z-
dc.date.available2021-06-11T16:47:11Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline Maria de. O slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitiba. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25176-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectPoesia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade social na literaturapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPoetry - Social aspectspt_BR
dc.subjectGroup identity in literaturept_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSchool children - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleO slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta prática de aplicação da poesia slam como recurso pedagógico na construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Curitiba. Slam é um tipo peculiar de batalha de poesia falada, surgido nos EUA, na década de 1980, que chegou ao Brasil a partir de 2008 e ganha espaço pelo país. Para chegar ao objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem teórica ancorada nas contribuições de Augusto Boal (2009) e Paulo Freire (1987), pensadores que compartilham a ideia de que uma transformação social depende do investimento no diálogo e no desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, tornando-o atento e engajado nas questões da realidade a sua volta. Entendemos dessa forma que o trabalho desses intelectuais vem ao encontro dos pressupostos da poesia Slam, que é engajada e usa o poder da palavra para falar sobre os mais variados temas, mas que explora principalmente assuntos sensíveis à realidade de boa parte da população periférica brasileira, sendo comum aparecer nas produções poéticas temas relacionados à política, à violência, ao racismo e à desigualdade. Como resultado da pesquisa, podemos afirmar que explorar esse tipo de poesia em sala de aula mostra-se promissor, já que os estudantes poderão refletir e produzir a partir de sua própria realidade, contribuindo dessa forma para uma aprendizagem mais significativa, através de uma educação que permite ao jovem ser protagonista e até agente transformador dessa realidade para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos desigual.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael-
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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