Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Feres, Jaqueline Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T16:42:15Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T16:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | FERES, Jaqueline Silva. A BNCC e o ensino de leitura no 6o ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.title | A BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa verificar as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular apresenta quanto ao trabalho com a Língua Portuguesa, especificamente a leitura, para o 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, pois fundamenta-se em fontes, como (BUNZEN E MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; MARCUSHI,2008; MENEGASSI E FUZA, 2010; ANTUNES, 2003; SOLÉ,1998; ROJO, 2009). Também se enquandra na pesquisa documental, já que tem como objeto de análise o documento: Base Nacional Comum Curricular, que, ao ser analisado, irá fornecer informações que podem contribuir para a compreensão e a prática do ensino de leitura na educação básica. Trata-se também de uma pesquisa analítica, pois o corpus é constituído pelas partes do documento referente à Area de Linguagens do Componente Curricular de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. Analisa-se o quadro composto pelos objetos de conhecimentos e pelas habilidades do Eixo de Leitura dos campos jornalístico midiático, atuação na vida pública, práticas de estudo e pesquisa e artístico-literário. A reflexão corrobora que a concepção de leitura assumida pelo documento é a perspesctiva interacionista, na qual a linguagem é entendida como uma forma de interação entre os sujeitos. Também sugere uma visão de leitura articulada às outras práticas e direciona para um encaminhamento de atividades ricas em gêneros textuais e plenas de estratégias de compreensão. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_27.pdf | 26,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.