Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeres, Jaqueline Silva-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:42:15Z-
dc.date.available2021-06-11T16:42:15Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationFERES, Jaqueline Silva. A BNCC e o ensino de leitura no 6o ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleA BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa verificar as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular apresenta quanto ao trabalho com a Língua Portuguesa, especificamente a leitura, para o 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, pois fundamenta-se em fontes, como (BUNZEN E MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; MARCUSHI,2008; MENEGASSI E FUZA, 2010; ANTUNES, 2003; SOLÉ,1998; ROJO, 2009). Também se enquandra na pesquisa documental, já que tem como objeto de análise o documento: Base Nacional Comum Curricular, que, ao ser analisado, irá fornecer informações que podem contribuir para a compreensão e a prática do ensino de leitura na educação básica. Trata-se também de uma pesquisa analítica, pois o corpus é constituído pelas partes do documento referente à Area de Linguagens do Componente Curricular de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. Analisa-se o quadro composto pelos objetos de conhecimentos e pelas habilidades do Eixo de Leitura dos campos jornalístico midiático, atuação na vida pública, práticas de estudo e pesquisa e artístico-literário. A reflexão corrobora que a concepção de leitura assumida pelo documento é a perspesctiva interacionista, na qual a linguagem é entendida como uma forma de interação entre os sujeitos. Também sugere uma visão de leitura articulada às outras práticas e direciona para um encaminhamento de atividades ricas em gêneros textuais e plenas de estratégias de compreensão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_27.pdf26,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.