Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175
Título: | A BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Feres, Jaqueline Silva |
Orientador(es): | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa - Estudo e ensino Leitura Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Portuguese language - Study and teaching Reading School children |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERES, Jaqueline Silva. A BNCC e o ensino de leitura no 6o ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa visa verificar as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular apresenta quanto ao trabalho com a Língua Portuguesa, especificamente a leitura, para o 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, pois fundamenta-se em fontes, como (BUNZEN E MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; MARCUSHI,2008; MENEGASSI E FUZA, 2010; ANTUNES, 2003; SOLÉ,1998; ROJO, 2009). Também se enquandra na pesquisa documental, já que tem como objeto de análise o documento: Base Nacional Comum Curricular, que, ao ser analisado, irá fornecer informações que podem contribuir para a compreensão e a prática do ensino de leitura na educação básica. Trata-se também de uma pesquisa analítica, pois o corpus é constituído pelas partes do documento referente à Area de Linguagens do Componente Curricular de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. Analisa-se o quadro composto pelos objetos de conhecimentos e pelas habilidades do Eixo de Leitura dos campos jornalístico midiático, atuação na vida pública, práticas de estudo e pesquisa e artístico-literário. A reflexão corrobora que a concepção de leitura assumida pelo documento é a perspesctiva interacionista, na qual a linguagem é entendida como uma forma de interação entre os sujeitos. Também sugere uma visão de leitura articulada às outras práticas e direciona para um encaminhamento de atividades ricas em gêneros textuais e plenas de estratégias de compreensão. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_27.pdf | 26,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.