Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rank, Jaciele | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T16:34:18Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T16:34:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.citation | RANK, Jaciele. Variações linguísticas no despertar da leitura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Variação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Variation | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | Variações linguísticas no despertar da leitura | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se o tratamento da variação linguística no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no livro didático Português Linguagens para 6o ano do ensino Fundamental favorece o combate ao preconceito linguístico e como isto pode ser aplicado nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Por isso, discute os conceitos das diferentes variações existentes e como são aplicadas no dia a dia do aluno, apresentando obstáculos que muitas vezes os professores podem encontrar ao trabalharem essas variações em sala de aula atreladas à interpretação e leitura de diversos textos. A partir de uma pesquisa documental da BNCC, foi possível verificar quais habilidades e competências são previstas como trabalho em sala de aula; foi possível, também, entender como o trabalho linguístico é publicado para os níveis de ensino, em particular no ensino fundamental, e em parceria com o estudo de normas gramaticais. Por fim, como resultado desta pesquisa, foi possível obter um panorama de como a linguística e a gramática estão presentes em outros estudos acadêmicos e também em outras literaturas, tanto didáticas como informativas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Rohling, Nívea | - |
dc.contributor.referee3 | Moliani, João Augusto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_25.pdf | 13,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.