Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRank, Jaciele-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:34:18Z-
dc.date.available2021-06-11T16:34:18Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.citationRANK, Jaciele. Variações linguísticas no despertar da leitura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Variaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Variationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleVariações linguísticas no despertar da leiturapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar se o tratamento da variação linguística no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no livro didático Português Linguagens para 6o ano do ensino Fundamental favorece o combate ao preconceito linguístico e como isto pode ser aplicado nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Por isso, discute os conceitos das diferentes variações existentes e como são aplicadas no dia a dia do aluno, apresentando obstáculos que muitas vezes os professores podem encontrar ao trabalharem essas variações em sala de aula atreladas à interpretação e leitura de diversos textos. A partir de uma pesquisa documental da BNCC, foi possível verificar quais habilidades e competências são previstas como trabalho em sala de aula; foi possível, também, entender como o trabalho linguístico é publicado para os níveis de ensino, em particular no ensino fundamental, e em parceria com o estudo de normas gramaticais. Por fim, como resultado desta pesquisa, foi possível obter um panorama de como a linguística e a gramática estão presentes em outros estudos acadêmicos e também em outras literaturas, tanto didáticas como informativas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee3Moliani, João Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_25.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.