Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira Júnior, Ismael Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T16:31:19Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T16:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JÚNIOR, Ismael Martins. O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte narrativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Assis, Machado de, 1839-1908 | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Narrative art | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee2 | Scheffler, Ismael | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maurini de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_24.pdf | 14,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.