Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Isadora Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T00:52:01Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T00:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Isadora Cristina de. Como trabalhar o ensino da Gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Variação - Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Variation - Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Prejudices | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Grammar | pt_BR |
dc.title | Como trabalhar o ensino da gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem por objetivo explicitar formas alternativas de ensino de gramática, que tenham como objetivo principal a formação de alunos com capacidade crítica e reflexiva, verdadeiramente proficientes em seu idioma nativo, com enfoque na variação linguística e no combate ao preconceito linguístico. Para isso, foi feito um levantamento de práticas bem sucedidas relacionadas à variação linguística, em especial com o intuito de combate ao preconceito linguístico no estado de Santa Catarina, já realizadas em sala de aula que tentaram desmistificar preconceitos linguísticos. O levantamento bibliográfico partiu do que se le nos documentos oficiais a respeito de preconceito e de variação linguística, chegando a uma análise de como o ensino da Gramática tem ocorrido nas escolas e de que forma a variação linguística tem sido tratada. Dentro desses trabalhos elencados, buscou-se expor aqueles que tenham trazidos práticas bem sucedidas para um ensino livre de preconceitos e com o objetivo de estimular a capacidade reflexiva dos estudantes. O que foi possível observar é que faltam práticas no ambiente escolar com esse objetivo. Embora o respeito às variações linguísticas e o combate ao preconceito linguístico tenha se tornado bastante popular na contemporaneidade, ainda se faz muito presente o ensino da Gramática Normativa e, consequentemente, segregação dos alunos que dominam a norma de prestigio daqueles que não a dominam. Portanto, espera-se que este trabalho possa servir também como um alerta para a necessidade de práticas que valorizem as variações linguísticas trazidas pelos discentes e, cada vez mais, combatam atitudes que disseminem comportamentos de preconceito linguístico. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_23.pdf | 13,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.