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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Isadora Cristina de-
dc.date.accessioned2021-06-11T00:52:01Z-
dc.date.available2021-06-11T00:52:01Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Isadora Cristina de. Como trabalhar o ensino da Gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Variação - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectPortuguese language - Variation - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectPrejudicespt_BR
dc.subjectPortuguese language - Grammarpt_BR
dc.titleComo trabalhar o ensino da gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aulapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem por objetivo explicitar formas alternativas de ensino de gramática, que tenham como objetivo principal a formação de alunos com capacidade crítica e reflexiva, verdadeiramente proficientes em seu idioma nativo, com enfoque na variação linguística e no combate ao preconceito linguístico. Para isso, foi feito um levantamento de práticas bem sucedidas relacionadas à variação linguística, em especial com o intuito de combate ao preconceito linguístico no estado de Santa Catarina, já realizadas em sala de aula que tentaram desmistificar preconceitos linguísticos. O levantamento bibliográfico partiu do que se le nos documentos oficiais a respeito de preconceito e de variação linguística, chegando a uma análise de como o ensino da Gramática tem ocorrido nas escolas e de que forma a variação linguística tem sido tratada. Dentro desses trabalhos elencados, buscou-se expor aqueles que tenham trazidos práticas bem sucedidas para um ensino livre de preconceitos e com o objetivo de estimular a capacidade reflexiva dos estudantes. O que foi possível observar é que faltam práticas no ambiente escolar com esse objetivo. Embora o respeito às variações linguísticas e o combate ao preconceito linguístico tenha se tornado bastante popular na contemporaneidade, ainda se faz muito presente o ensino da Gramática Normativa e, consequentemente, segregação dos alunos que dominam a norma de prestigio daqueles que não a dominam. Portanto, espera-se que este trabalho possa servir também como um alerta para a necessidade de práticas que valorizem as variações linguísticas trazidas pelos discentes e, cada vez mais, combatam atitudes que disseminem comportamentos de preconceito linguístico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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