Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165
Título: | Como trabalhar o ensino da gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula |
Autor(es): | Souza, Isadora Cristina de |
Orientador(es): | Bertucci, Roberlei Alves |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Variação - Santa Catarina Preconceitos Língua portuguesa - Gramática Portuguese language - Variation - Santa Catarina Prejudices Portuguese language - Grammar |
Data do documento: | 2-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Isadora Cristina de. Como trabalhar o ensino da Gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A presente monografia tem por objetivo explicitar formas alternativas de ensino de gramática, que tenham como objetivo principal a formação de alunos com capacidade crítica e reflexiva, verdadeiramente proficientes em seu idioma nativo, com enfoque na variação linguística e no combate ao preconceito linguístico. Para isso, foi feito um levantamento de práticas bem sucedidas relacionadas à variação linguística, em especial com o intuito de combate ao preconceito linguístico no estado de Santa Catarina, já realizadas em sala de aula que tentaram desmistificar preconceitos linguísticos. O levantamento bibliográfico partiu do que se le nos documentos oficiais a respeito de preconceito e de variação linguística, chegando a uma análise de como o ensino da Gramática tem ocorrido nas escolas e de que forma a variação linguística tem sido tratada. Dentro desses trabalhos elencados, buscou-se expor aqueles que tenham trazidos práticas bem sucedidas para um ensino livre de preconceitos e com o objetivo de estimular a capacidade reflexiva dos estudantes. O que foi possível observar é que faltam práticas no ambiente escolar com esse objetivo. Embora o respeito às variações linguísticas e o combate ao preconceito linguístico tenha se tornado bastante popular na contemporaneidade, ainda se faz muito presente o ensino da Gramática Normativa e, consequentemente, segregação dos alunos que dominam a norma de prestigio daqueles que não a dominam. Portanto, espera-se que este trabalho possa servir também como um alerta para a necessidade de práticas que valorizem as variações linguísticas trazidas pelos discentes e, cada vez mais, combatam atitudes que disseminem comportamentos de preconceito linguístico. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_23.pdf | 13,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.