Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163
Título: | O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC |
Autor(es): | Campos, Ione Ferreira da Silva de |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Jornalismo - Linguagem Textos - Estudo e ensino Língua Portuguesa - Estudo e ensino Notícias falsas Journalism - Language Texts - Study and teaching Portuguese language - Study and teaching Fake news |
Data do documento: | 14-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CAMPOS, lone Ferreira da Silva de. O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente na área de linguagens, no componente curricular Língua Portuguesa no ensino fundamental – anos finais e no campo de atuação jornalístico-midiático para conhecer e compreender a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do gênero textual notícia, utilizando-se de uma metodologia qualitativa de caráter documental e bibliográfico. O avanço da tecnologia implicou em mudanças significativas em relação ao modo de nos informar. As notícias já não são mais lidas, produzidas e veiculadas da mesma forma, requerendo novas habilidades para o domínio dessas práticas. A escola pode proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para desenvolverem capacidades imprescindíveis para lidarem com essas novas configurações de texto. A BNCC propõe o trabalho integral das práticas de linguagem e considera as atuais demandas da sociedade, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de habilidades que contemplem o texto em diversas modalidades: verbal, oral, escrita, imagética e sonora. Nesse contexto, a BNCC possui orientações essenciais para que os docentes desenvolvam o ensino-aprendizagem do gênero notícia de forma eficaz e de qualidade, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de leitura e de produção de textos, por meio da articulação das linguagens e da construção de sentido, contribuindo para a formação e atuação de uma sociedade responsável e consciente. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_21.pdf | 12,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.