Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25161
Título: | O problema do ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular: proposição de uma metodologia |
Autor(es): | Bozzo, Gabriela Cristina Borborema |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Textos - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Textos - Gênero Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Texts - Study and teaching Teaching - Methodology Texts - Gender |
Data do documento: | 22-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BOZZO, Gabriela Cristina Borborema. O problema do ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular: proposição de uma metodologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou discutir sobre a abstração no ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular. Esse gênero, composto por proposição, argumentação e conclusão constantemente é encarado apenas como tipo textual nas escolas, as quais se esquecem de aprofundar questões como contextualização e imersão no gênero textual, discussão profunda dos temas propostos, temas autorais e atuais e construção textual conjunta em sala de aula. Os objetivos do estudo foram, portanto,: (1) caracterizar o texto dissertativo-argumentativo enquanto gênero discursivo; (2) refletir sobre o ensino desse gênero como tipo textual na escola; (3) compreender a abstração que envolve o ensino de redação em cursinhos pré-vestibular; (4) propor uma metodologia de ensino de dissertação argumentativa que solucione os problemas elencados. A pesquisa teve aparato teórico baseado em (1) textos apresentados na disciplina ofertada por sua orientadora no curso de Especialização em questão; (2) sua experiência docente e leitora; e (3) bibliografia da disciplina optativa do curso de Letras da UNESP de Araraquara ofertada por Marina Célia Mendonça no ano de 2015 intitulada “Práticas de Escrita na Escola: Contribuições da Linguística”. Os resultados pautaram-se na (1) rica discussão e problematização do ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular; (2) a discussão desse texto como gênero textual/discursivo, contrariando o que se dá geralmente em contextos pré-vestibulares; (3) a problematização do ensino de tipologia textual no contexto pré-vestibular, que consiste numa abordagem reducionista do texto dissertativo-argumentativo; (4) a discussão e problematização da abstração que abarca o ensino desse gênero (como tipo textual) em contexto pré-vestibular; (5) e, por fim, a proposição de uma metodologia que pretende ser um passo inicial do ensino de dissertação argumentativa como gênero discursivo em contexto pré-vestibular. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25161 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_19.pdf | 14,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.