Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Gabriela Silva Viana | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T00:21:58Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T00:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Literary form | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maurini de | - |
dc.contributor.referee3 | Moliani, João Augusto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_18.pdf | 9,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.