Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Elizete Ferreira-
dc.date.accessioned2021-06-11T00:17:04Z-
dc.date.available2021-06-11T00:17:04Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationLOPES, Elizete Ferreira. A contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Variaçãopt_BR
dc.subjectLinguística - Influências africanaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Brasilpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Variationpt_BR
dc.subjectAfrican influences - Linguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese language - Brasilpt_BR
dc.titleA contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileirospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca conhecer um pouco a respeito da variação linguística no português brasileiro, promovida pelos africanos que, na condição de escravos, estiveram no Brasil por quase 400 anos. Com o tema “A contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileiros”, pretende-se colaborar minimamente com estudos em relação às influências africanas no Brasil e a formação da identidade linguística brasileira. Pretende-se participar de discussões em sala de aula, e consequentemente trazer pequenas contribuições para o ensino aprendizagem, bem como contribuir para a diminuição do preconceito e maior valorização do legado africano na nação brasileira. O tipo de pesquisa norteadora deste trabalho é a bibliográfica, e as obras estudadas mostraram que línguas africanas contribuíram bastante para a formação da identidade linguística brasileira. Considerando tamanha relevância, o ensino sobre a África e afrobrasilidade deveria naturalmente compor os currículos escolares, no entanto foi necessário a sanção da Lei no 10.639, de nove de janeiro de 2003, tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Contudo, apesar dos avanços em relação às discussões, percebe-se em parte, reações preconceituosas e a não compreensão acerca da importância de tal temática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee3Prim, Cristina de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_16.pdf14,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.