Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vilarin, Andrea Zanetti | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T22:46:31Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T22:46:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.citation | VILARIN, Andrea Zanetti. O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Textos - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | pt_BR |
dc.subject | Texts - Gender | pt_BR |
dc.subject | Didatics | pt_BR |
dc.title | O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rohling, Nívea | - |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_05.pdf | 25,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.