Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147
Título: | O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Vilarin, Andrea Zanetti |
Orientador(es): | Rohling, Nívea |
Palavras-chave: | Leitura Compreensão na leitura Textos - Gênero Didática Memes Reading Reading comprehension Texts - Gender Didatics |
Data do documento: | 3-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | VILARIN, Andrea Zanetti. O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020 |
Resumo: | O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_05.pdf | 25,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.