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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25142
Título: | Jogo digital na alfabetização matemática: contribuição para caminhos didático-metodológicos |
Título(s) alternativo(s): | Digital game for mathematical literacy: contribution to didacticmethodological pathways |
Autor(es): | Santos, Danielle de Sousa Silva dos |
Orientador(es): | Mocrosky, Luciane Ferreira |
Palavras-chave: | Matemática - Educação Alfabetização - Matemática Professores - Formação Jogos educativos Didática Mathematics - Education Literacy - Mathematics Teachers, Training of Educational games Didatics |
Data do documento: | 25-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos. Jogo digital na alfabetização matemática: contribuição para caminhos didático-metodológicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa tematiza os jogos digitais para alfabetização matemática. Orientada pela interrogação “Que possibilidades se abrem com os jogos digitais para a alfabetização matemática?”, a investigação foi subsidiada no estudo de autores e trabalhos acadêmicos que se dirigiam à prática docente, com o objetivo de compreender e explicitar encaminhamentos pedagógicos. A pesquisa de caráter qualitativo, se pautou na abordagem fenomenológica, tendo como procedimentos a análise reflexivainterpretativa da literatura que visasse a aplicação de jogos digitais no ambiente escolar. Essa análise foi realizada em dois momentos, a análise ideográfica e nomotética. A primeira, buscou identificar em cada trabalho trechos significativos ao interrogado, os quais foram denominados de Unidades de Significados (US). Tais US foram interpretadas, de modo a identificar Ideias nucleares (IN). A nomotética, se caracterizou na convergência dessas IN, revelando características gerais da pesquisa, que foram expressas em três categorias abertas: Postura estudantil, Conhecimento matemático e Aspectos didáticopedagógicos. Estas categorias foram discutidas à luz dos próprios discursos, que se referem a literatura que trata do tema. Ao final, articulouse uma síntese compreensiva, com o endereçamento dos resultados a prática pedagógica, explicitada no produto educacional denominado “Caderno guia de jogos digitais para alfabetização matemática”. Revelouse, portanto, elementos orientadores para o professor selecionar e analisar jogos digitais, tendo em vista alfabetização matemática de crianças. |
Abstract: | This research focuses on digital games for mathematical literacy. Guided by the question “What possibilities are open with digital games for mathematical literacy?” this research is based on the study of authors and academic papers that were directed to teaching practice, with the aim of understanding and explaining pedagogical guidelines. This qualitative research was based on the phenomenological approach. It had as procedures the reflexiveinterpretative analysis of the literature that aims the application of digital games in the school environment. This analysis was divided into two moments: the ideographic and nomothetic analysis. The first analysis identified in each paper significant passages to the respondent, which were called Units of Meanings (Unidades de Significados US). The US were interpreted in order to identify Nuclear Ideas (Ideias nucleares IN). The nomothetic analysis carried out the convergence of the IN, revealing general characteristics of the research, which were expressed in three open categories: Student posture, Mathematical knowledge and Didacticpedagogical aspects. These categories were discussed based on these speeches, which refer to the literature dealing with the topic. At the end, we articulate a comprehensive synthesis, which presents the results for the pedagogical practice, explained in the educational product called “Guide of digital games for mathematical literacy” (Caderno guia de jogos digitais para alfabetização matemática). Therefore, we reveal guiding elements for the teacher to select and analyze digital games when he has the objective of children’s mathematical literacy. |
Descrição: | Acompanha: Guia de jogos digitais para alfabetização matemática |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25142 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
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