Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fuckner, Vanessa | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T20:54:14Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T20:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
dc.identifier.citation | FUCKNER, Vanessa. Intermidialidade e adaptação em A Casa das Sete Mulheres: uma análise sobre a representação da mulher. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25141 | - |
dc.description.abstract | Television production seeks inspiration for his works from a variety of sources, including literature. This master’s research aims to analyze the work A casa das Sete Mulheres produced in two different media: the historical novel, written by Leticia Wierzchowski (2002). And the homonymous television miniseries launched by Rede Globo de Comunicações (2003). The miniseries reached high ratings for the producer, disseminating the historical event beyond the borders of Rio Grande do Sul and boosted the sale of the book to which it was adapted. The miniseries and the book portray the Guerra de Farrapos. From the point of view of women in the family of General Bento Gonçalves. This research’s objective is to reflect how female characters in each of the works are represented. To make it possible to analyze the changes made when adapting the literary work to the audiovisual media. The works’ analysis is based on feminism, intermidiality (CLÜVER, 2006), and adaptation (HUTCHEON, 2006). At the end of the research, it was possible to list how each of these women was represented, as well as the degree of female subversion presented in the representations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Adaptações para a televisão | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Adaptações | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject | Televisão - Minisséries | pt_BR |
dc.subject | Wierzchowski, Leticia, 1972- | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Television adaptations | pt_BR |
dc.subject | Literature - Adaptations | pt_BR |
dc.subject | Women in literature | pt_BR |
dc.subject | Television mini-series | pt_BR |
dc.title | Intermidialidade e adaptação em A casa das sete mulheres: uma análise sobre a representação da mulher | pt_BR |
dc.title.alternative | Intermidiality and adaptation in A casa das sete mulheres: an analysis on women's representation | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção televisiva busca inspiração para suas obras nas mais diversas fontes, entre elas a literatura. Esta pesquisa de mestrado pretende analisar a obra A casa das sete mulheres produzida em duas mídias distintas: o romance histórico, escrito por Leticia Wierzchowski (2002), e a minissérie televisiva homônima produzida pela Rede Globo de Comunicações (2003). A minissérie atingiu altos índices de audiência para a produtora. Além disso, disseminou o acontecido histórico para além das fronteiras do Rio Grande do Sul e impulsionou a venda do livro do qual foi adaptada. Tanto a minissérie, como o livro, retrata a Guerra de Farrapos pelo ponto de vista das mulheres da família do general Bento Gonçalves. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é refletir a forma como as personagens femininas são representadas em cada uma das obras, possibilitando analisar as modificações realizadas ao adaptar a obra literária para uma mídia audiovisual. A análise das obras tem, como base, elementos do feminismo, além das teorias da intermidialidade (CLÜVER, 2006) e da adaptação (HUTCHEON, 2006). Ao fim da pesquisa, foi possível listar a forma como cada uma dessas mulheres foi representada, assim como o grau de subversão feminina nessas representações. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9959-7545 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5987894774953465 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cantarin, Marcio Matiassi | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reichmann, Brunilda Tempel | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4680-7462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1169236163815772 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Marcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Naira de Almeida | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5185-6245 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0236397197143225 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
intermidialidadecasasetemulheres.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons