Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hannah, Victoria Lamas | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T15:04:51Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T15:04:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-20 | - |
dc.identifier.citation | HANNAH, Victoria Lamas. Estudo e identificação das necessidades e dos equipamentos de suporte à deslocação em percursos de bicicleta na cidade do Porto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25131 | - |
dc.description | O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal. Os nomes dos membros da banca foram extraídos da cópia da ata de defesa expedida pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. | pt_BR |
dc.description.abstract | The search for alternative means to motor vehicles has become a key resource in ensuring quality urban mobility in large urban centers. Bycicle is among these modes of travel, an economic and practical option to move around in the city context. Cyclists are increasingly present in the scene of the main European cities and it is essential that the municipality of Porto evolve in the same direction. To do this, the cycling network planning must be based in real information and in other developed cities experiences to make appropriate politic decisions. It is presented in this dissertation the study case of the cycle routes of Granja, Boavista, aiming the study and identification of the necessities and the equipment of support to travel in bicycle routes in the city of Porto. A survey of satisfaction among cyclists and non-cyclists was jointly carried out to prepare a diagnosis of the current situation of the municipality in terms of the availability of cycling infrastructure. In addition, an interview was conducted with Ricardo Cruz, a resident cyclist in Porto and a managing member of the Association for Urban Mobility by Bicycle (MUBi). The study started with the state of the art related to cycle networks and its technical principles. Afterwards, it was carried out the description of both basic and complementary support elements of a cycle path. Following this, it was carried through the characterization and the diagnosis of the already existing cycle lanes in the city of Porto. Eventually the study case was released, characterizing the courses, and making a proposal of elements to support the implementation and its respective costs estimation. It was concluded that it is essential to make the cycles an attractive daily commuting solution. To this end, it is necessary to monitor the use of the cycles to decide the investment in improvements. It is essential that the bicycle network is interconnected and that it provides support elements that facilitates cycling. As important as measures aimed at the infrastructure are disseminating capaigns and offering information to the potential users, besides the regular maintenance of the network. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Bicycle trails | pt_BR |
dc.subject | Urban transportation | pt_BR |
dc.subject | Bicycles | pt_BR |
dc.title | Estudo e identificação das necessidades e dos equipamentos de suporte à deslocação em percursos de bicicleta na cidade do Porto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A procura de meios alternativos aos veículos motorizados tornou-se uma necessidade no sentido de garantir uma mobilidade urbana de qualidade em grandes centros urbanos. Entre os diversos modos de deslocação encontra-se a bicicleta, uma opção económica e prática para locomoção em contexto citadino. Os velocípedes estão cada vez mais presentes no cenário das principais cidades europeias e torna-se fundamental que o município do Porto evolua na mesma direção. Para tal, é preciso que o planeamento da rede cicloviária seja baseado na recolha de dados reais e na experiência de cidades especialmente desenvolvidas na área, fundamentando assim as decisões políticas. Nesta dissertação, apresenta-se o caso de estudo dos percursos cicláveis da Granja, da Boavista e da Foz, tendo como finalidade o estudo e a identificação das necessidades e dos equipamentos de suporte à deslocação em trajetos de bicicleta na cidade do Porto. Leva-se a cabo, conjuntamente, uma pesquisa de satisfação entre cidadãos ciclistas e não ciclistas com vista à elaboração do diagnóstico da situação atual do município em termos de oferta de infra-estrutura ciclável. Além disso, foi realizada uma entrevista com Ricardo Cruz, membro da direção da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi). O estudo inicia-se com o estado da arte relativamente às rede cicloviárias e seus princípios técnicos. Seguidamente, realiza-se a descrição dos elementos de apoio básicos e complementares a uma ciclovia. A continuação, realiza-se a caracterização e o diagnóstico da rede cicloviária, com o enquadramento das ciclovias já existentes na cidade do Porto. Por último, desenvolve-se o caso de estudo, caracterizando-se os percursos e realizando uma proposta de elementos de apoio a implementar e sua respectiva estimativa de custos. Com base no estudo desenvolvido, concluiu-se que é de primordial importância tornar os velocípedes uma solução de deslocação diária atrativa e, para isso, deve-se monitorizar a utilização das ciclovias a fim de permitir decidir de modo sustentado possíveis investimentos em melhorias. É fundamental que a rede cicloviária esteja interligada e que ofereça elementos de suporte que facilitem a deslocação em bicicleta. Tão importante quanto medidas voltadas à infra-estrutura são as campanhas de divulgação e a oferta de informação aos potenciais utilizadores, além da manutenção regular da rede. | pt_BR |
dc.degree.local | Porto | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Carla Patrícia Filipe da Costa e | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Paula Cristina de | - |
dc.contributor.referee1 | Abreu, Tiago André Martins de Azevedo | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Carla Patrícia Filipe da Costa e | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Paula Cristina de | - |
dc.contributor.referee4 | Guedes, Paulo Augusto Ribeiro | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deslocacaopercursosbiblicletaporto.pdf | 13,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.