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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vendramini, Danilo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:59:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T14:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.citation | VENDRAMINI, Danilo da Silva. Comportamento do módulo de elasticidade do concreto substituindo parcialmente o agregado miúdo por borracha proveniente de pneus inservíveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25129 | - |
dc.description.abstract | The benefits of urban development are succeeded by consequences, once overlooked bring notable negative impacts. Rubber tires come from technology evolution and every day their demand is increasing, but the destination of this material after become useless is a problem. The waste tire is a solid waste with large volume and difficult to stock, due to this new alternatives are necessary for its destination. In order to contribute with a sustainable alternative, this study analyzes the impact on mechanical proprieties of concrete with partial substitution of the traditional fine aggregate for rubber from waste tires in portions of 5%, 7.5% and 10%. The main characteristic analyzed is the modulus of elasticity, it was understood that the rubber collaborates with this parameter. At the same time, observations are made on the mass of the specimen and the workability of the concrete when subjected to the replacement portions, always being compared with a trace of reference concrete, without addition of rubber. The results obtained were relevant, it was possible to quantify the impact of the rubber on the concrete and the data obtained were consistent with the existing literature. The modulus of elasticity along with the mean mass of the specimens showed expected reductions and the slump test was affected drastically with the substitution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Agregados (Materiais de construção) | pt_BR |
dc.subject | Resíduos como material de construção | pt_BR |
dc.subject | Elasticidade | pt_BR |
dc.subject | Pneumáticos | pt_BR |
dc.subject | Concreto - Aditivos | pt_BR |
dc.subject | Aggregates (Building materials) | pt_BR |
dc.subject | Waste products as building materials | pt_BR |
dc.subject | Elasticity | pt_BR |
dc.subject | Tires, Rubber | pt_BR |
dc.subject | Concrete - Aditives | pt_BR |
dc.title | Comportamento do módulo de elasticidade do concreto substituindo parcialmente o agregado miúdo por borracha proveniente de pneus inservíveis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As comodidades provenientes do desenvolvimento urbano vêm acompanhadas de consequências, que uma vez negligenciadas geram impactos negativos notáveis. Os pneus de borracha são provenientes da evolução tecnológica e cada dia sua demanda é cada vez maior, porém a destinação deste material depois de se tornar inservível é um problema. O pneu inservível é um resíduo sólido com grande volume e de difícil armazenamento, devido a isso são necessárias novas alternativas para a sua destinação. Com o propósito de contribuir com uma alternativa sustentável, este estudo analisa o impacto nas propriedades mecânicas do concreto da substituição parcial do agregado miúdo tradicional por borracha proveniente de pneus inservíveis nas parcelas de 5%, 7,5% e 10%. A principal característica analisada é o módulo de elasticidade, entendendo-se que a borracha colabora com este parâmetro. Paralelamente, são feitas observações sobre a massa do corpo de prova e a trabalhabilidade do concreto quando submetidos as parcelas de substituição, sempre se comparando com um traço de concreto referência sem adição de borracha. Os resultados obtidos foram relevantes, tendo em vista que foi possível quantificar o impacto da borracha no concreto e os dados obtidos foram condizentes com a literatura já existente. O módulo de elasticidade junto com a massa média dos corpos de prova apresentaram reduções esperadas e o ensaio de abatimento foi afetado drasticamente com a substituição. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Paula Cristina de | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Rodrigues, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.referee1 | Yoshioka, Ana Raíza Ciscoto | - |
dc.contributor.referee2 | Waideman, Leandro | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Paula Cristina de | - |
dc.contributor.referee4 | Rodrigues, Paulo Henrique | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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