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Título: Determinação dos esforços nas longarinas de uma ponte de concreto armado
Autor(es): Rodrigues, Douglas de Oliveira
Orientador(es): Corelhano, Angelo Giovanni Bonfim
Palavras-chave: Pontes de concreto
Concreto armado
Vigas de concreto
Bridges, Concrete
Reinforced concrete
Concrete beams
Data do documento: 10-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: RODRIGUES, Douglas de Oliveira. Determinação dos esforços nas longarinas de uma ponte de concreto armado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa determinar os esforços atuantes nas longarinas de uma ponte de concreto armado, seguindo as normas padronizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Visto que este tipo de estrutura, classificada como obra de arte especial é de suma importância para que o homem possa transpassar barreiras e exercer seu direito inerente de ir e vir. Para determinar as cargas atuantes, baseou-se nas normas ABNT NBR 7187:2003 (Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento) e ABNT NBR 7188:2013 (Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas). A partir das cargas obtidas, aplicou-se a metodologia de Engesser-Courbon que através de linhas de influência determinou-se a parcela de carga distribuída em cada viga. Ao analisarmos a linha de influência, foi possível encontrar a viga mais solicitada e dimensionar as armaduras longitudinais e transversais através da norma ABNT NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento) e ABNT NBR 7187:2003. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se também o software ftool® versão 4.00.04 e o software FlexCisTor versão 2.8.
Abstract: The present work aims to determine the efforts of the stringer of a reinforced concrete bridge, following the norms standardized by ABNT (Brazilian Association of Technical Standards). Since this type of structure, classified as a special work of art, is of utmost importance for man to run through barriers and exercise his inherent right to come and go. In order to determine the active loads, it was based on the ABNT NBR 7187: 2003 (Reinforced Concrete and Concrete Bridges Project - Procedure) and ABNT NBR 7188: 2013 (Mobile road and pedestrian load on bridges, overpasses, walkways and other structures). From the loads obtained, the Engesser-Courbon methodology was applied, which, through influence lines, determined the parcel of load distributed in each beam. When analyzing the influence line, it was possible to find the most requested beam and to dimension the longitudinal and transverse reinforcement through ABNT NBR 6118: 2014 (Concrete Structures Project - Procedure) and ABNT NBR 7187: 2003. Were also used for the development of this work the softwares ftool® version 4.00.04 and FlexCisTor software version 2.8.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25128
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