Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Padilha, Fernanda Parizotto | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T15:02:03Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T15:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.citation | PADILHA, Fernanda Parizotto. LabMatemático: jogo para auxiliar na aprendizagem das operações básicas de matemática no Ensino Fundamental I. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25120 | - |
dc.description.abstract | The game is a tool for the child’s learning, as the performance in the school subjects and the interest in other contents will be aroused, since the student is also in the phase of knowledge and discovery of the world. The present work deals with the development of a game to assist in the teaching of the four basic operations of mathematics, through playfulness and entertainment, the ”LabMatem´atico”. It is expected that this game can be a methodological facilitator that teachers can use as an aid in teaching mathematics content. At the same time, it is also expected to be a playful and fun way for students to learn basic math operations. The methodological use of information and communication technologies (ICT) involves teachers education, so that they can use tools that provide sequences of different activities within the classroom. Literacy in mathematics in the early grades also occurs through entertainment, that is, the child, at this stage, needs to be encouraged to develop attention, and the use of playfulness can help with this. Through diversified activities, students develop logical and creative thinking, and become capable of solving problems. The use of technology in literacy aims to teach and learn through games. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Numeracy | pt_BR |
dc.subject | Games in mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | LabMatemático: jogo para auxiliar na aprendizagem das operações básicas de matemática no Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O jogo é uma ferramenta para o aprendizado da criança, pois o desempenho nas disciplinas e o interesse por outros assuntos e conteúdos será despertado, já que o educando também está na fase do conhecimento e descobrimento do mundo. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um jogo para auxiliar no ensino das quatro operações básicas da matemática, por intermédio do lúdico e do entretenimento, o ”LabMatemático”. Espera-se que esse jogo possa ser um facilitador metodológico que os professores possam usar como auxiliar no ensino dos conteúdos de matemática. Ao mesmo tempo, espera-se que seja uma maneira lúdica e divertida de aprendizagem das operações básicas de matemática, por parte dos alunos. O uso metodológico das tecnologias da informação e comunicação (TICS) passa pela formação de professores, para que possam utilizar ferramentas que proporcionam sequências de atividades diversas dentro de sala da aula. A alfabetização em matemática nas séries iniciais se dá, também, através do entretenimento, ou seja, a criança, nesta a fase, precisa ser estimulada a desenvolver a atenção, e o uso do lúdico pode ajudar nisto. Através de atividades lúdicas diversificadas, os alunos desenvolvem um pensamento lógico, criativo e capaz de resolver problemas. A utilização da tecnologia na alfabetização tem como objetivo ensinar e aprender através de jogos. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wild, Rafael | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Sato, Gustavo Yuji | - |
dc.contributor.referee1 | Hotz, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Berveglieri, Cecília Irene | - |
dc.contributor.referee3 | Sato, Gustavo Yuji | - |
dc.contributor.referee4 | Wild, Rafael | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jogoaprendizagemmatematica.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.