Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083
Título: | Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher |
Autor(es): | Grossel, Amanda Karine |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Feminismo e literatura Educação Woolf, Virginia, 1882-1941 Literature - Study and teaching Feminism and literature Education |
Data do documento: | 10-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GROSSEL, Amanda Karine. Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresenta uma reflexão sobre os papéis ocupados historicamente pelas mulheres através da análise de obras de pensadoras da área, especialmente de Virginia Woolf, bem como de obras literárias e suas escritoras provenientes de diferentes lugares e períodos, provando que a questão das injustiças sociais sofridas pela mulher foi e é, ainda hoje, um problema mundial. A pesquisa discute a forma como o sexismo e outras formas de preconceito são fatores determinantes da condição social dos gêneros, da violência e da falta de oportunidades, e que, para combater tais injustiças, é imprescindível o trabalho e esforço conjunto de gêneros, raças e classes na tarefa de lutar contra as imposições patriarcais e reivindicar direitos e respeito. Por fim, conclui-se que os preconceitos enraizados e estruturados socialmente precisam ser desnaturalizados ainda na infância e adolescência, através de abordagens feministas escolares - em especial, aqui apresentada, a literária - que proporcionem a visão de respeito entre os gêneros, de modo a minorar e abolir atitudes que evocam a violência ou a opressão, e criando, dessa forma, alunos livres, conscientes de sua cidadania e de seu papel decisivo na construção de uma sociedade justa e pautada pela ética. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_03.pdf | 15,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.