Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25079
Título: | Estudo do calor e da óptica geométrica:desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo aconstrução de um fogão solar |
Título(s) alternativo(s): | Study of heat and geometric optics: developing a teaching sequence involving the construction of a solar cooker |
Autor(es): | Marafon, Fabiana |
Orientador(es): | Sehn, Elizandra |
Palavras-chave: | Calor Física - Experiências Energia solar Heat Physics - Experiments Solar energy |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MARAFON, Fabiana. Estudo do calor e da óptica geométrica: desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo a construção de um fogão solar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o estudo do calor e da óptica geométrica a partir do manuseio de um fogão solar cônico. Para isto, foi desenvolvido um produto educacional composto por uma sequência didática focando na criação de experimentos manuseados pelos alunos, de modo a melhorar a visualização dos fenômenos físicos em sua prática escolar e cotidiana. A problematização surgiu das dificuldades de manter o interesse dos alunos e a coesão para o ensino da Física, para isso surge a justificativa da utilização da aprendizagem significativa aproximando os alunos da teoria e da prática de conteúdos relacionados às trocas de calor e à ótica geométrica. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de pré-teste e pós-teste, com questões descritivas e objetivas, qualitativas e quantitativas, que contribuíram para fazer um diagnóstico do conhecimento inicial e posterior dos alunos. A sequência didática é composta por seis atividades envolvendo teoria e a prática de desenvolvimento de experimentos. Pode-se observar, durante a aplicação do produto educacional, que os alunos se mostraram motivados pelo uso dos experimentos. Comparando os resultados dos pré e pós testes, pode-se observar um aumento no número de acerto das questões após a aplicação das atividades. |
Abstract: | This work aims to study the heat and geometric optics from the handling of a conical solar cooker. For this, a composed educational product was developed by a didactic sequence focusing on the creation of experiments handled by students, in order to improve the visualization of physical phenomena in their school and daily practice. The problematization arose from the difficulties of maintaining students' interest and cohesion for the teaching of Physics, for this reason, the justification for the use of meaningful learning arises, bringing students closer to the theory and practice of content related to heat exchanges and geometric optics. The methodology used was based on the application of pre-test and post-test, with descriptive and objective questions, qualitative and quantitative, which contributed to make a diagnosis of the students' initial and posterior knowledge. The didactic sequence consists of six activities involving theory and practice of developing experiments. It can be observed, during the application of the educational product, that the students were motivated by the use of the experiments. Comparing the results of the pre and posttests, an increase in the number of correct answers of the questions can be observed after the application of the activities. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25079 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticafogaosolar_produto.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticafogaosolar.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.