Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078
Título: | Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais |
Título(s) alternativo(s): | A didactic sequence proposal for teaching electricity using experimental activities and interactive simulations |
Autor(es): | Viacelli, Karin Aline Galvan |
Orientador(es): | Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi |
Palavras-chave: | Física - Experiências Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Physics - Experiments Experiential learning Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 10-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VIACELLI, Karin Aline Galvan. Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletricidade com o uso de atividades experimentais e simuladores educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como produto educacional uma sequência didática sobre os conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica, apresentada numa perspectiva metodológica que favoreça o processo de aprendizagem significativa. Como objetivo principal buscou-se avaliar o potencial pedagógico do material instrucional focado em atividades que pudessem instigar os alunos, despertando sua curiosidade frente ao conhecimento científico. A ideia surgiu no intuito de transpor dificuldades encontradas no ensino dos conteúdos de Física quando pautados apenas na explicação teórica e aplicação de equações matemáticas. Representa uma oferta de material didático para professores, com aulas planejadas e organizadas para facilitar o trabalho docente. A sequência didática utiliza objetos instrucionais: mapas mentais para análise de conhecimentos prévios e verificação da aprendizagem pós interação, atividades experimentais com roteiros da montagem, questionários direcionados e simuladores para interação virtual. A abordagem dos conteúdos se deu pela análise de situações-problemas, exposição de vídeos, demonstrações práticas, simulações em ambiente virtual e montagem de experimentos. As atividades foram realizadas em pequenos grupos buscando promover um ambiente colaborativo, focado no diálogo e troca de experiências, com o professor atuando como mediador no processo. Observou-se uma mudança significativa na participação dos alunos no decorrer das aulas, sinal indicativo de que a abordagem utilizada foi adequada, com apresentação de resultados satisfatórios. Por meio da análise qualitativa dos dados coletados, pôde-se perceber avanço na compreensão e assimilação dos conceitos físicos estudados, podendo caracterizar ancoragem dos novos conceitos aqueles existentes na estrutura cognitiva, demonstrando indícios da eficácia das metodologias utilizadas. |
Abstract: | This work has as an educational product a didactic sequence on the concepts of electric current, potential difference, and electrical resistance, present in a methodological perspective that favors the meaningful process. The main objective was to evaluate the pedagogical potential of instructional material focused on activities that could instigate students, arousing their curiosity in the face of scientific knowledge. The idea arose in order to overcome the difficulties encountered in teaching Physics content when it based only on theoretical explanation and application of mathematical equations. It represents a supply of teaching material for teachers, with planned and organized classes to facilitate teaching work. The didactic sequence uses instructional objects: mind maps for analysis of previous knowledge and learning’s verification after interaction, experimental activities with assembly scripts, targeted questionnaires and simulators for virtual interaction. The contents were approached through the analysis of problem situations, video exposition, practical demonstrations, simulations in a virtual environment and assembly of experiments. The activities were carried out in small groups seeking to promote a collaborative environment focused on dialogue and exchange of experiences with the teacher acting as a mediator throughout the process. There was a significant change in the students’ participation during the classes an indicative sign that the approach used was adequate with the presentation satisfactory results. Through the qualitative analysis of the collected data, it was possible to perceive progress in the understanding and assimilation of the studied physical concepts, being able to characterize the anchoring of the new concepts to those existing in the cognitive structure, showing evidence of the effectiveness methodologies’ used. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25078 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostaensinoeletricidade_produto.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
propostaensinoeletricidade.pdf | 7,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.