Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jonnathan da-
dc.date.accessioned2021-05-31T22:18:08Z-
dc.date.available2021-05-31T22:18:08Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.citationSILVA, Jonnathan da. Aprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25077-
dc.description.abstractThis study proposes an educational product, which arose from how to stimulate student participation in physics classes, through practical/experimental activities. The main objective was appropriation, by the students, of the basic concepts of electrical circuits, related to electrostatics. We sought to encourage the involvement of students in classes; make physics teaching more dynamic; present the concept of electrical circuits in order to instigate students' knowledge. The educational product was developed with two classes from the 3rd series of High School at night, from Colégio Estadual Ipê Roxo, of the city of Foz do Iguaçu-PR, with the participation of an average of forty-eight students. In order to corroborate for a meaningful learning, from the students' previous knowledge, taking an experimental approach, using materials that have a low market value, when comparing with the kits that we find available on the market. The applied educational product was accepted by the students, arousing interest in the content and participation was satisfactory, leading us to realize that practical/experimental activities can be a good strategy for teaching physics, being an alternative for the teacher teaching, in addition to traditional classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectElectric circuitspt_BR
dc.subjectElectrostaticspt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa em uma abordagem no ensino de circuitos elétricos no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSignificant learning in an approach to teaching electrical circuits in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe um produto educacional, que surgiu do questionamento de como estimular a participação dos alunos nas aulas de física, por meio de atividades práticas/experimentais. Tendo como objetivo principal a apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos básicos de circuitos elétricos, relacionados à eletrostática. Com os objetivos específicos, buscou-se incentivar o envolvimento dos alunos nas aulas; tornar o ensino de física mais dinâmico; apresentar o conceito de circuitos elétricos de forma a instigar o conhecimento dos alunos. O produto educacional foi desenvolvido com duas turmas da 3ª série do Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Ipê Roxo, da cidade de Foz do Iguaçu-PR, com a participação de, em média, quarenta e oito alunos. Com o intuito de corroborar para uma aprendizagem significativa, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, tendo uma abordagem experimental, e para facilitar o acesso aos equipamentos necessários, utilizou-se de materiais que apresentam um baixo valor de mercado, ao comparar com os kits que encontramos disponíveis no mercado. O produto educacional aplicado teve a aceitação dos alunos, despertando neles o interesse no conteúdo. A participação foi satisfatória, logo percebeu-se, que as atividades práticas/experimentais podem ser uma boa estratégia para o ensino de física, sendo uma alternativa possível para o professor ensinar, além das aulas tradicionais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756322191028346pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Abraao Jesse Capistrano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4364-0166pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839327656144178pt_BR
dc.contributor.referee2Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee3Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemsignificativacircuitoseletricos_produto.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagemsignificativacircuitoseletricos.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.