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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25070
Título: | Avaliação das condições de superfície do pavimento da BR-163 no trecho entre os municípios de Toledo-PR e Marechal Cândido Rondon-PR |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the BR-163 pavement surface conditions on the stretch between the cities of Toledo-PR and Marechal Cândido Rondon-PR |
Autor(es): | Warken, Gustavo Henrique |
Orientador(es): | Silva, Elmagno Catarino Santos |
Palavras-chave: | Engenharia rodoviária Pavimentos - Manutenção e reparos Pavimentos - Defeitos Drenagem de rodovias Highway engineering Pavements - Maintenance and repair Pavements - Defects Road drainage |
Data do documento: | 13-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | WARKEN, Gustavo Henrique. Avaliação das condições de superfície do pavimento da BR-163 no trecho entre os municípios de Toledo-PR e Marechal Cândido Rondon-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. |
Resumo: | O modal rodoviário em nosso país é responsável pela maior parcela do transporte tanto de cargas como de passageiros. Por este motivo, são necessárias rodovias que atendam aos usuários de maneira satisfatória e que, além de tudo, apresentem alta durabilidade e baixos custos de manutenção. No entanto, estudos publicados por diversos órgãos demonstram que a grande maioria da malha rodoviária do Brasil apresenta alto grau de precariedade. Desta forma, o presente trabalho teve como finalidade avaliar as condições de superfície do pavimento da BR-163, entre os municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo. Para isso, se fez necessário obter o índice de gravidade global, efetuar um estudo de tráfego, verificar as condições de drenagem, obter índices pluviométricos e montar um banco de dados com imagens fotográficas. Os dados foram em sua maioria obtidos mediante visitas “in loco”, que aconteceram com periodicidade mensal. Após toda a coleta das informações e análise das mesmas, foram elencadas as principais causas e origens das patologias encontradas, onde verificou-se que a falta de elementos de drenagem e os altos índices pluviométricos foram os principais responsáveis pelo surgimento das patologias. No que se refere a avaliação objetiva, o pavimento foi classificado como péssimo. Por fim, foram propostas algumas medidas e ações mitigadoras com a finalidade de contribuir na resolução dos problemas encontrados. |
Abstract: | The road modal in our country is responsible for the largest portion of the transport of both cargo and passengers. For this reason, highways are needed that meet users satisfactorily and that, in addition to all, present high durability and low maintenance costs. However, studies published by several organs show that the vast majority of the road network in Brazil has a high degree of precariousness. Thus, the purpose of this study was to evaluate the surface conditions of the pavement of BR-163, between the municipalities of Marechal Cândido Rondon and Toledo. For this, it was necessary to obtain the global Severity index, perform a traffic study, check the drainage conditions, obtain rainfall indices and assemble a database with photographic images. The data were mostly obtained through "in loco" visits, which happened with monthly periodicity. After all the information collection and analysis, the main causes and origins of the pathologies were listed, where it was found that the lack of drainage elements and the high rainfall indices were the main responsible for Emergence of pathologies. Regarding the objective evaluation, the pavement was classified as poor. Finally, some measures and mitigating actions were proposed in order to contribute to the resolution of the problems encountered. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25070 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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