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Título: Proposta de um modelo para a análise das relações entre a capacidade de gestão e a capacidade de inovação de micro e pequenas empresas do sul do Brasil
Título(s) alternativo(s): A model proposal for the analysis of the relationship between management capabilities and innovation capabilities of micro and small enterprises in Southern Brazil
Autor(es): Carvalho, Gustavo Dambiski Gomes de
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Inovações tecnológicas
Capacidade executiva
Equações
Small business
Technological innovations
Executive ability
Equations
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CARVALHO, Gustavo Dambiski Gomes de. Proposta de um modelo para a análise das relações entre a capacidade de gestão e a capacidade de inovação de micro e pequenas empresas do sul do Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPEs) contribuem fortemente para a economia brasileira e buscam se manter competitivas especialmente por meio da inovação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor um modelo estatístico para a análise das relações entre a capacidade de gestão e a capacidade de inovação de micro e pequenas empresas. Para isso, além de três pesquisas bibliométricas sobre gestão e inovação em MPEs, 11 modelos foram propostos e analisados por meio da técnica estatística de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Inclusive, em termos de originalidade, foram realizadas análises avançadas como constructos de segunda ordem e efeitos de variáveis de controle, com base em uma amostra de 5.633 MPEs brasileiras participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (Programa ALI) nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os principais achados, as dimensões de gestão do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para MPEs (Liderança; Estratégia, Clientes; Sociedade; Pessoas; Informação-Conhecimento e Processos) foram validadas como constructos de primeira ordem, além de poderem ser agregadas em um constructo de segunda ordem denominado fator Habilitador. Por outro lado, foi verificada estatisticamente a ausência de diferenciação dessas dimensões entre fatores Técnicos (Hard) e Sociais (Soft) como constructos de segunda ordem. Por sua vez, para mensurar a capacidade de inovação das MPEs, foram utilizados como base teórica os novos subtipos de inovação da quarta e última versão do Manual de Oslo, onde as questões individuais do questionário Radar da Inovação foram reorganizadas e validadas estatisticamente nessa nova classificação, a saber: Inovação de Produto; Inovação de Produção; Inovação de Distribuição; Inovação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Inovação de Marketing; e Inovação de Gestão. Particularmente sobre a relação entre capacidade de gestão e capacidade de inovação, os resultados revelaram que todas as dimensões de gestão influenciam positiva e significativamente ao menos uma dimensão de inovação, onde Informação-Conhecimento e Clientes foram as dimensões de gestão de destaque. Adicionalmente, a inclusão de variáveis de controle Tamanho e Setor (manufatura) revelou diferenças significativas na capacidade de gestão de micro e pequenas empresas, onde as pequenas apresentaram níveis mais altos do que as micro, bem como diferenças entre os setores, onde empresas industriais apresentaram níveis mais altos em Sociedade e Processos e empresas de serviços em Liderança e Pessoas. Particularmente sobre os efeitos de controle dessas variáveis na relação entre capacidade de gestão e capacidade de inovação, foram identificados efeitos de controle parcial e de supressão especialmente de Setor nas dimensões de gestão Processos e Sociedade, onde o efeito de Processos nas dimensões de inovação foi reduzido na maioria das relações. Por outro lado, os resultados mostraram que de forma geral os efeitos da capacidade de gestão na capacidade de inovação das MPEs se mantiveram independentemente do porte ou setor. Além das contribuições teóricas desses achados, como contribuição prática de destaque, donos e gestores de MPEs podem focar nas dimensões de gestão que apresentaram maior influência positiva em cada dimensão de inovação que se almeja aprimorar. Assim, espera-se que este trabalho contribua para o aumento da capacidade de inovação e, consequentemente, da competitividade das MPEs brasileiras.
Abstract: Micro and small companies (MSEs) contribute strongly to the Brazilian economy and seek to remain competitive, especially by means of innovation. In this setting, this research aims to propose a statistical model for the analysis of the relationships between management capabilities and innovation capabilities of micro and small companies. In order to achieve it, in addition to three bibliometric reviews on management and innovation in MSEs, 11 models were proposed and analyzed using the statistical technique of partial least squares - structural equation modeling (PLS-SEM). Besides, in terms of originality, advanced analyses as second order constructs and effects of control variables were applied based on a sample of 5,633 Brazilian MSEs participating in the Local Innovation Agents Program (ALI Program) in the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Among the main findings, the dimensions of the Excellence Management Model (MEG) for MSEs (Leadership; Strategy, Customers; Society; People; Information-Knowledge and Processes) were validated as firstorder constructs, in addition to being able to be aggregated in a second-order construct denominated Enabling factor. However, the absence of differentiation of these dimensions in terms of Technical (Hard) and Social (Soft) factors as second-order constructs was verified statistically. In turn, to measure MSEs’ innovation capabilities, the new innovation subtypes of the fourth and last version of the Oslo Manual were used as a theoretical basis, where the individual questions in the Innovation Radar questionnaire were reorganized and statistically validated in this new classification, namely: Product Innovation; Production Innovation; Distribution Innovation; Innovation in Information and Communication Technology (ICT); Marketing Innovation; and Management Innovation. Particularly on the relationship between management capabilities and innovation capabilities, the results revealed that all management dimensions positively and significantly influence at least one innovation dimension, where Information-Knowledge and Customers were the outstanding management dimensions. In addition, the inclusion of Size and Sector (manufacturing) control variables revealed significant differences in the management capabilities of micro and small companies, where small companies had higher levels than micro, as well as differences between sectors, where industrial companies presented higher levels in Society and Processes while service companies in Leadership and People. Particularly on the effects of the controlling variables on the relationship between management capabilities and innovation capabilities, partial control and suppression effects were identified, especially of Sector on Processes and Society management dimensions, where the effect of Processes on innovation dimensions was reduced in most relationships. On the other hand, the results showed that, in general, the effects of MSEs management capabilities on innovation capabilities were maintained regardless of Size or Sector. In addition to the theoretical contributions of these findings, as an outstanding practical contribution, SME owners and managers may focus on the management dimensions that had the greatest positive influence on each innovation dimension that they seek to improve. Thus, it is expected that this work will contribute to increase the innovation capabilities and, consequently, the competitiveness of Brazilian MSEs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25063
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