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dc.creatorBuss, Andre Hekermann-
dc.date.accessioned2021-05-28T17:11:20Z-
dc.date.available2021-05-28T17:11:20Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationBUSS, Andre Hekermann. Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25062-
dc.description.abstractDue to the increased production of motor vehicles, a large amount of waste is generated with different characteristics and compositions, notably from end-of-life tires, which are harmful to the environment when not disposed of properly. Its composition contains contaminating chemical elements, resulting in negative impacts to the environment. This research aims to present a process that favors the recycling of end-of-life tires, where it is easy to transfer the technology of the technique used. For the construction of the state of the art and the state of the art, a review of the rubber literature for end-of-life tires and a search on Google Patents and Espacenet using the Methodi Ordinatio was carried out. For the experimental work, samples were made using concentrations of 20%, 40% and 60% of tire rubber particles at the end of life, with the addition of thermofixed polymeric matrix of isophthalic polyester resin, catalyst, dyes and decorative material. The results of the tests indicate that the composition with 60% of usable penus rubber particles showed better results in the interpretations of the mechanical tests, than the samples containing 20% and 40%. The tests carried out in this work are those of Resistance to Deflection, Resistance to Hardness Shore D, Impact Resistance to Izod, Density by immersion, Resistance to compression, Determination of Vicat softening temperature, Scanning electron microscopy (SEM) and determination of resistance a Thermal deflection (HDT). Tests also show that waste tire particles at the end of their life promote chemical adsorption (interaction) with the thermoset polymer matrix, favoring mechanical properties. The final results of this research are: the literature review and the search for granted patents showed that this study is original; the experimental work suggests that practical applications are possible, generating a product, with a proportion of 60% particles of waste rubber tires, as indicated by the tests, with a smooth surface that does not require polishing and presents control of the generated surfaces. With this research, it is possible to verify the possibility of having a technology transfer with companies, governments and through academic means. The technology transfer was carried out with the publication of articles and the presence of this thesis. Thus, this research is characterized as innovative and also with sustainable characteristics and technology transfer presented in this thesis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectBorracha - Produtospt_BR
dc.subjectPneumáticospt_BR
dc.subjectIndústria de reciclagempt_BR
dc.subjectEngenharia sustentávelpt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectRubber goodspt_BR
dc.subjectTires, Rubberpt_BR
dc.subjectRecycling industrypt_BR
dc.subjectSustainable engineeringpt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.titleReciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeTire recycling at the end of life for easy transfer of technologypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoDevido ao aumento da produção de veículos automotores, é gerada uma grande quantidade de resíduos com diferentes características e composições, notadamente advindo de pneus em fim de vida, que são prejudiciais ao meio ambiente quando não descartados de forma adequada. Sua composição contém elementos químicos contaminantes, resultando em impactos negativos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um processo que favoreça a reciclagem de pneus em fim de vida, onde haja facilidade para a transferência da tecnologia da técnica utilizada. Para a construção do estado da arte e do estado da técnica, foi feita uma revisão da literatura sobre borracha para pneus em fim de vida e uma busca no Google Patents e Espacenet usando a Methodi Ordinatio. Para o trabalho experimental, foram feitas amostras utilizando concentrações de 20%, 40% e 60% de partículas de borracha de pneu em fim de vida, com adição de matriz polimérica termofixa de resina de poliéster isoftálica, catalisador, corantes e material decorativo. Os resultados dos testes indicam que a composição com 60% de partículas de borracha de penus inservíveis apresentou melhores resultados nas interpretações dos ensaios mecânicos, do que as amostras contendo 20% e 40%. Os ensaios realizados nesse trabalho são os de Resistência a Deflexão, Resistência a Dureza Shore D, Resistência ao Impacto Izod, Densidade por imersão, Resistência a compressão, Determinação da temperatura de amolecimento Vicat, Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a determinação da resistência a Deflexão térmica (HDT). Os testes também mostram que as partículas de resíduos de pneu em fim de vida promovem a adsorção química (interação) com a matriz polimérica termofixa, favorecendo as propriedades mecânicas. Os resultados finais desta pesquisa são: a revisão da literatura e a busca por patentes concedidas mostraram que este estudo é original; o trabalho experimental sugere que aplicações práticas são possíveis, gerando um produto, com uma proporção de 60% de partículas de resíduos de borracha de pneus, conforme indicado pelos testes, com uma superfície lisa que não requer polimento e apresenta controle das superfícies geradas. Com essa pesquisa, pode-se verificar a possibilidade de se ter uma transferência de tecnologia junto a empresas, governos e por meios acadêmicos. A transferência de tecnologia foi efetivada com a publicação de artigos e a presença desta tese. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como inovadora e também com características sustentáveis e de transferência da tecnologia apresentada nessa tese.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120237048298732pt_BR
dc.contributor.advisor1Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pagani, Regina Negri-
dc.contributor.advisor-co1IDhttp://orcid.org/0000-0002-2655-6424pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472869600330564pt_BR
dc.contributor.referee1Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee2Chinelatto, Adilson Luiz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2390-3344pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5360759362307787pt_BR
dc.contributor.referee3Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1108-7151pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8067497377630922pt_BR
dc.contributor.referee4Zammar, Gilberto-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0003-4676-0884pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100889765393829pt_BR
dc.contributor.referee5Pinheiro, Luis Antonio Pinheiro-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5068-3725pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3497307186044440pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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