Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25045
Título: A importância da matemática básica no ensino do cálculo diferencial e integral: uma proposta baseada na análise do erro
Título(s) alternativo(s): The importance of basic mathematics in the teaching of differential and integral calculus: a proposal based on error analysis
Autor(es): Garcia, Joao Roberto Tanganelli
Orientador(es): Marins, Araceli Ciotti de
Palavras-chave: Cálculo diferencial
Matemática - Estudo e ensino
Fracasso escolar
Differential calculus
Mathematics - Study and teaching
School failure
Data do documento: 9-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: GARCIA, Joao Roberto Tanganelli. A importância da matemática básica no ensino do cálculo diferencial e integral: uma proposta baseada na análise do erro. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.
Resumo: Índices elevados de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral 1 são uma tradição segundo estudos históricos dessa disciplina e muitas tentativas para diminuir a reprovação têm sido propostas no meio pedagógico e na pesquisa. Como a reprovação é consequência dos erros cometidos pelos alunos em avaliações, a análise desses erros pode ser utilizada como ferramenta para aumentar a eficiência do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a presente dissertação de mestrado tem por objetivo investigar os erros cometidos por alunos de dois cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Toledo, que cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, durante o segundo semestre letivo de 2019. Os estudos foram baseados na análise dos erros proposta por Helena Noronha Cury, utilizando as três fases da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Após análise e categorização dos erros e com base nos erros relacionados à matemática básica, atividades foram elaboradas e disponibilizadas aos alunos, como banco de questões, no ambiente virtual Moodle. Com isso, pretende-se colaborar com o desempenho dos alunos no curso de Cálculo Diferencial e Integral 1 e de outras disciplinas da engenharia que dependem de matemática básica.
Abstract: High failure rates in Differential and Integral Calculus 1 are a tradition according to historical studies of this discipline and many attempts to reduce failure have been proposed in the pedagogical environment and in research. As failure is a consequence of mistakes made by students in tests, the analysis of these errors can be used as a tool to increase the efficiency of the teaching and learning process. Thus, the present master’s dissertation aims to investigate the mistakes made by students from two Engineering courses at the Federal Technological University of Paran´a, campus Toledo, who took the course of Differential and Integral Calculus 1, during the second half of 2019. The studies were based on the error analysis proposed by Helena Noronha Cury, using the three phases of the content analysis proposed by Laurence Bardin: the pre-analysis, the exploration of the material and the treatment of the results. After analyzing and categorizing errors and based on errors related to basic mathematics, activities were developed and made available to students, as a question bank, in the virtual Moodle environment. With this, we intend to collaborate with the performance of students in the Differential and Integral Calculus 1 course and other engineering disciplines that depend on basic mathematics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25045
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicabasicacalculoerro.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.