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dc.creatorAndreatta, Lucas Ricardo-
dc.date.accessioned2021-05-20T18:58:04Z-
dc.date.available2021-05-20T18:58:04Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationANDREATTA, Lucas Ricardo. Perspectivas do espelho: o duplo em Dostoiévski, Fuentes e Hugo Mãe. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25010-
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of three novels: The Double (2014), by Fyodor Dostoyevsky, Aura (2015), by Carlos Fuentes, and The dehumanization (2014), by Valter Hugo Mãe. The aim of this work is to discuss the double phenomena in those books, relating it to the self’s configuration meaning in the Modern Age. Also, we consider contexts in which those novels occur. In those countries, the Modern Age occurs fragmentally. As a result, it did not bring a state of social welfare to the people. In this sense, we intend to observe how those different authors, in their different contexts, characterizes the double in countries where one had to face historical multitemporalities, according to the concept of Néstor García Canclini (2013). For that, we take into consideration the double concepts of Otto Rank (2014) and Sigmund Freud (1996) as well as Remo Ceserani (2006), Rosemary Jackson (2009), and Clément Rosset (2008), respectively related to psychoanalysis, fantastic literature, and contemporary philosophy. Furthermore, we use the concept of identity of Stuart Hall (2011) to observe how the double is related to it in modernity. Our objects are analyzed according to Fábio Durão’s assumptions, to whom the exercise of interpretation requires a critical perspective, further than a scientific view. With this research, we aim to reinterpret those works and promote new studies, as well as to comprehend those times and spaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDuplos na literaturapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia) na literaturapt_BR
dc.subjectO Fantástico na literaturapt_BR
dc.subjectDostoiévski, Fiódor, 1821-1881pt_BR
dc.subjectFuentes, Carlos, 1928-2012pt_BR
dc.subjectMãe, Valter Hugo, 1971-pt_BR
dc.subjectDoubles in literaturept_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectIdentity (Psychology) in literaturept_BR
dc.subjectFantastic, The, in literaturept_BR
dc.titlePerspectivas do espelho: o duplo em Dostoiévski, Fuentes e Hugo Mãept_BR
dc.title.alternativePerspectives of the mirror: the double in Dostoyevsky, Fuentes, and Hugo Mãept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação expõe uma análise das obras O Duplo (2014), de Fiódor Dostoiévski, Aura (2015), de Carlos Fuentes e A desumanização (2014), de Valter Hugo Mãe. Temos por objetivo observar o fenômeno do duplo nas obras, relacionando o à Modernidade e sua configuração do sentido do eu, no contexto de países cujo processo modernizador ocorreu fragmentariamente, sem legar um estado de bem-estar social mais ou menos amplo. Pretendemos observar como diferentes autores tematizam, em tempos diversos, o duplo para propor novas leituras do eu diante dos conflitos vivenciados em sociedades nas quais convivem multitemporalidades históricas, conforme elabora Néstor García Canclini (2013). Diante disso, observamos os conceitos de duplo de Otto Rank (2014) e Sigmund Freud (1996), Remo Ceserani (2006) e Rosemary Jackson (2009), e Clément Rosset (2008), tendo em vista a psicanálise, a literatura e a filosofia contemporânea, respectivamente. Outro conceito importante a esta pesquisa é o de identidade, analisado a partir de Stuart Hall (2011). Os objetos são lidos a partir dos pressupostos de Fábio Durão (2015), segundo o qual o exercício de interpretação literária consiste numa tarefa que não é simples e puramente científica, mas crítica. Com esta pesquisa tencionamos reler as obras e fomentar futuros trabalhos, assim como compreender um pouco melhor esses tempos e espaços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1726-8313pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175127464612071pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Donada, Jaqueline Bohn-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4479-8731pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0411895105223773pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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