Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuiar, Janaina Cristina-
dc.date.accessioned2021-05-19T23:34:34Z-
dc.date.available2021-05-19T23:34:34Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationBUIAR, Janaina Cristina. Lei da aprendizagem: da naturalização à regulamentação de inserções precárias de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25002-
dc.description.abstractWith the changes promoted in the world of labor by the adoption of flexible production, new precalyses and a new engagement of living work in capitalista production were estabilished. In this contexto, due to youths and lack of proficiencty, allies with difficultes to find work and keeping it. The teenagers and brazilian work youths it’s been left, often, only the temporary entry into e labor market in the condition of apprenties. Seeking to deepen and closer characterise this new condition in na interdiciplinary approach, it seeks to understad the extent to the completion of the technical-profissional learning corse and insertion in the labor market as an apprentice contribue after the end of learning contract with the development professional youths work. From this delimitation, a qualitative research, of an explanatory character, was developed, applying for the purpose of experimental data, methodological strategies that involve bibliographic research,documental and fiel research, with the application of questionnaries and realizaton of semi-structured interviws. The research universe was constitued by teenagers and youths residing in the municipality and were insterted in the labor Market as apprentices. The theme research, becuse it involves aspects of social character politic, economic, cultural and ethical, sought to respect the history, the conjucture moment, the conflicts and the contradictions in which the object of investigation has entered. It was found that the learning law, which regulates a teaching process for the work has not ensured in the inclusions definitive in Brazilian youth in the productive market. Among inclusions and exclusions and in a assistentialist way, he beckons the young man to work in functions subordinated and periphed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMercado do trabalho - Brasilpt_BR
dc.subjectMenores aprendizespt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescentes - Relações profissionaispt_BR
dc.subjectJovens - Empregopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectLabor market - Brasilpt_BR
dc.subjectApprenticespt_BR
dc.subjectTechnical education - Knowledge and learningpt_BR
dc.subjectTeenagers - Professional relationshipspt_BR
dc.subjectYouth - Employmentpt_BR
dc.subjectProfessional practicept_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.titleLei da aprendizagem: da naturalização à regulamentação de inserções precárias de jovens e adolescentes no mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeLaw of learning: from naturalization to regulation of precarious insertions of young people and adolescents in the labor marketpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoCom as alterações promovidas no mundo do trabalho pela adoção do regime de produção flexível, novas precarizações e um novo envolvimento do trabalho vivo na produção capitalista foram estabelecidos. Neste contexto, e devido à pouca idade e falta de experiência profissional, aliadas às dificuldades adicionais para encontrar trabalho e nele se manterem, à adolescência e juventude trabalhadora brasileira tem restado, muitas vezes, apenas o ingresso temporário no mercado de trabalho na condição de trabalhadores aprendizes. Buscando aprofundar e melhor caracterizar essa nova condição, numa abordagem interdisciplinar, busca-se compreender em que medida a realização do curso de aprendizagem técnico-profissional e a inserção no mercado de trabalho como aprendiz contribuem, após o término de contrato de aprendizagem, com o desenvolvimento profissional do jovem trabalhador. A partir desta delimitação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, aplicando-se, para a obtenção dos dados empíricos, estratégias metodológicas que envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. O universo da pesquisa foi constituído por adolescentes e jovens residentes no município de Araucária que realizaram curso de aprendizagem e se inseriram no mercado de trabalho como aprendizes. A temática pesquisada, por envolver aspectos de caráter social, político, econômico, cultural e ético, entre outros, procurou respeitar a historicidade, o momento conjuntural, os conflitos e as contradições em que o objeto de investigação se inseriu. Constatou-se que a Lei da Aprendizagem, que regulamenta um processo de ensino para o trabalho, não tem garantido a inclusão definitiva na juventude brasileira no mercado produtivo. Entre inclusões e exclusões e de forma assistencialista, acena ao jovem para trabalhos em funções subordinadas e periféricas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0574-7520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4980958369924602pt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2711017945843978pt_BR
dc.contributor.referee1Kuenzer, Acacia Zeneida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6429-9345pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9099032959087648pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3802-6794pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113538527015820pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Giovanni Antonio Pinto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7745-855Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8745252518066333pt_BR
dc.contributor.referee4Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2711017945843978pt_BR
dc.contributor.referee5Fernandes, Solange-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-1975-2379pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767815823163181pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leiaprendizagemjovenstrabalho.pdf3,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons