Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2499
Título: | Proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas |
Título(s) alternativo(s): | Tasks proposal for an initial derivative study |
Autor(es): | Fonseca, Maycon Odailson dos Santos da |
Orientador(es): | Trevisan, André Luis |
Palavras-chave: | Cálculo diferencial Cálculo integral Matemática - Estudo e ensino Sequências (Matemática) Differential calculus Calculus integral Mathematics - Study and teaching Sequences (Mathematics) |
Data do documento: | 4-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | FONSECA, Maycon Odailson dos Santos da. Proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta de tarefas para o estudo inicial de derivadas no ensino de cálculo diferencial e integral (CDI) no Ensino Superior, em turmas regulares de um curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa a proposição de tarefas que oportunizem aos estudantes a exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas, em especial tarefas a serem aplicadas em momentos que iniciam o estudo de derivadas, em sua abordagem mais formal. Por se tratar de um mestrado em âmbito profissional, intencionou-se a construção de caderno de tarefas (o produto educacional), na qual após a aplicação de dois ciclos de pesquisa, elencaram-se três tarefas para compor o produto final da pesquisa, a qual por meio das análises notou-se a necessidade entre os ciclos a adaptação/reformulação das tarefas, e em especial na tarefa 3 a intencionalidade de uma nova reformulação e aplicação em um novo ciclo de pesquisa. |
Abstract: | This dissertation presents a proposal to the initial study of derivatives in the teaching of differential and integral calculus (CDI) in higher education, in regular classes of an engineering degree from the Federal University of technology-Paraná (UTFPR) campus. Presented as general purpose of research the proposition of tasks that create opportunities for students to exploration of ideas necessary for the understanding of the concept of derived in particular tasks to be applied at times to begin the study of derived, in your more formal approach. As a master's degree in professional, intended the construction of notebook (the educational product), in which after two cycles of research, bleeding cool is-if three tasks to compose the final research product, which by means of analyses the need was noted between cycles the adaptation/recasting of tasks, and in particular in task 3 the intentionality of a new makeover and application in a new cycle of research. |
Descrição: | Acompanha: Caderno de tarefas: proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2499 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Fonseca, Maycon Odailson dos Santos da_2017.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Fonseca, Maycon Odailson dos Santos da_2017_1.pdf | 899,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons