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dc.creatorRamos, José Augusto Venâncio da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-19T19:24:02Z-
dc.date.available2021-05-19T19:24:02Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.citationRAMOS, José Augusto Venâncio da Silva. Efeitos da correção do abatimento do concreto dosado em central em suas propriedades mecânicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24997-
dc.description.abstractIn the ready-mixed concrete plants, it is usual not to add all the water of the concrete trace already in the plant, being part of this addition carried out in the building site, to correct the workability. Factors such as ambient temperature, relative humidity, aggregate conditions and agitation of the concrete mixer are mainly responsible for the reduction of workability, as they can cause evaporation of part of the kneading water. The procedure regulated by the standard NBR 7212 (ABNT, 2012) only allows the addition of water up to the limit specified by the concrete trace. In practice, this addition of water often does not follow strict control, depending on the driver's experience. This situation can cause problems in concrete performance, if the water/cement factor exceeds the stipulated for the concrete trace, being able to cause loss of the resistance and homogeneity of the mixture. The superplasticizer admixture appears as an alternative for the retempering, reducing the harmful effects to the concrete. Thus, the present work aims to compare the addition of water with the addition of a Mid Range admixture to regain the workability of the concrete, verifying the impacts on its mechanical characteristics within and beyond the limit time stipulated by NBR 7212 (ABNT, 2012). For this purpose, a slump loss and retempering test was performed, simulating the transportation and delivery process of the ready-mix concrete, for a duration of 4 hours, noting the amount of water or admixture added, environmental factors and compressive strength. The results showed little variation in the slump retention between the methods and a smaller variation in the resistance in concrete whose retempering process was carried out with admixture. It was also possible to verify that the time and the retempering agent are significant in the compressive strength. Based on the study carried out, it is possible to use the concrete even after the limit time stipulated by the Brazilian standard, for the specific materials and environmental conditions of the study cited above, if admixtures are used, and it reinforces the recommendation of the standard of not exceeding the water/cement ratio stipulated by the concrete trace.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectConcreto - Aditivospt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.subjectConcrete - Aditivespt_BR
dc.titleEfeitos da correção do abatimento do concreto dosado em central em suas propriedades mecânicaspt_BR
dc.title.alternativeEffects of the retempering on the mechanical properties of the ready-mixed concretept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNas centrais dosadoras de concreto, é comum que não seja adicionada toda água do traço já na central, sendo parte dessa adição realizada na obra para correção da trabalhabilidade. Fatores como a temperatura ambiente, umidade relativa do ar, condições dos agregados e agitação da betoneira são os principais responsáveis pela redução da trabalhabilidade, pois podem causar evaporação de parte da água de amassamento. O procedimento regulamentado pela norma NBR 7212 (ABNT, 2012) só permite a adição de água até o limite especificado pelo traço. Na prática, essa adição de água muitas vezes não segue controle rigoroso, ficando a critério da experiência do motorista. Essa situação pode trazer problemas ao desempenho do concreto, caso o fator água/cimento ultrapasse o estipulado para o traço, podendo causar perda da resistência e homogeneidade da mistura. Os aditivos superplastificantes surgem como uma alternativa para a correção do abatimento, diminuindo os efeitos prejudiciais ao concreto. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo comparar a adição de água com a utilização de aditivo do tipo Mid Range para correção da trabalhabilidade do concreto, verificando os impactos nas suas características mecânicas dentro e além dos limites de tempo estipulados pela NBR 7212 (ABNT, 2012). Para tanto, foi realizado ensaio de perda de abatimento, simulando o processo de transporte e entrega do concreto dosado em central, por uma duração de 4 horas, anotando-se a quantidade de água ou aditivo adicionada, fatores ambientais e moldados corpos de prova para determinação da resistência à compressão axial aos 7 e 28 dias. Os resultados demonstraram pouca variação na manutenção do abatimento entre os métodos e uma menor variação na resistência à compressão em concretos cujo restabelecimento foi realizado com aditivo. Também foi possível constatar que o tempo e o agente para correção do abatimento são significativos na resistência à compressão. Com base no estudo realizado, considera-se que é possível a utilização do concreto mesmo após o tempo limite estipulado pela norma, para os materiais e condições ambientais específicos do mesmo, caso utilize-se aditivos, e reitera-se a recomendação da norma de utilização de não ultrapassar o fator água/cimento estipulado para o traço.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Savaris, Gustavo-
dc.contributor.referee1Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.contributor.referee2Andrade, Juliano Sezar de-
dc.contributor.referee3Savaris, Gustavo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

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