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dc.creatorBorsatti, Janaína Oliva-
dc.date.accessioned2021-05-18T14:22:50Z-
dc.date.available2021-05-18T14:22:50Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationBORSATTI, Janaína Oliva. Representações de violência nos contos: Ana Davenga, Duzu-Querença e Maria, de Conceição Evaristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24980-
dc.description.abstractThe theme of the present study is in the sense of analyzing the physical and symbolic violence and the marginalization of Afro-Brazilian female figures in the tales “Ana Davenga”, “Duzu-Querença”, “Maria”, belonging to the book Olhos d’água (2016), by writer Conceição Evaristo. It is a storybook, winner of Prêmio Jabuti, in this category, in 2015. It is observed in this work that the writer exposes, with the use of a poetic language, the existence of women, especially those of black descent. In Olhos d’água, Conceição directs her focus of interest to the Afro-Brazilian population, critically narrating the poverty and urban violence that mainly involves women. Violence is a theme present in the three texts analyzed, especially in the social context in which the works are described. Occurring in many ways, violence presents itself symbolically as well as physical violence. Although urban violence is currently considered a nationwide problem, affecting all classes, the slum (favela) is the main space for violence to occur as a mechanism of male preponderance and as a survival strategy. In common, the three characters, Ana Davenga, Duzu-Querença and Maria, approach each other for physically and psychologically suffering violence that oppresses them in the violent environment of the city. All have their identities suppressed by men who nullify them. All are subjected to a masculine power that still reflects, in full contemporaneity, old marks of the patriarchal order. In short, the three characters have, in the condition of African descent and women, the trait that makes them sisters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPersonagens literáriospt_BR
dc.subjectMulheres e literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectCharacters and characteristics in literaturept_BR
dc.subjectWomen and literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleRepresentações de violência nos contos: Ana Davenga, Duzu-Querença e Maria, de Conceição Evaristopt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of violence in short stories: Ana Davenga, Duzu-Querença, and Maria, by Conceição Evaristopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA temática do presente estudo se inscreve no sentido de analisar a violência física e simbólica e a marginalização das figuras femininas afro-brasileiras nos contos “Ana Davenga”, “Duzu-Querença”, “Maria”, pertencentes ao livro Olhos d’água (2016), da escritora Conceição Evaristo. Trata-se de um livro de contos, vencedor do Prêmio Jabuti, nessa categoria, em 2015. Observa-se, nesta obra, que a escritora expõe, com o emprego de uma linguagem poética, a existência da mulher, especialmente a de ascendência negra. Em Olhos d’água, Conceição direciona o seu foco de interesse à população afro-brasileira, narrando, de forma crítica, a pobreza e a violência urbana que envolve sobretudo as mulheres. A violência é um tema presente nos três textos analisados, principalmente no contexto social no qual são descritas. Ocorrendo de várias maneiras, a violência se apresenta de forma simbólica, bem como de forma de violência física. Apesar de a violência urbana ser atualmente considerada um problema de amplitude nacional, atingindo todas as classes, a favela é o espaço principal para a ocorrência da violência como mecanismo de preponderância masculina e como estratégia de sobrevivência. Em comum, as três personagens, Ana Davenga, Duzu-Querença e Maria , aproximam-se por sofrerem no corpo e psicologicamente a violência que as oprime no ambiente violento da cidade. Todas têm a identidade reprimida por homens que as anulam. Todas são submetidas a um poder masculino que ainda faz repercutir, em plena contemporaneidade, antigas marcas da ordem patriarcal. Em síntese, as três personagens têm na condição de afrodescendente e mulher o traço que as irmana.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi-
dc.contributor.referee2Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee3Consoli, Marcia Oberderfer-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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