Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrari, Dener Gabriel-
dc.date.accessioned2021-05-18T11:44:33Z-
dc.date.available2021-05-18T11:44:33Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationFERRARI, Dener Gabriel. A nossa responsabilidade é muito grande...: linguagem, representações e formação de docentes no sudoeste paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24976-
dc.description.abstractSome studies on Portuguese language teachers‘ representations about language and its teaching have been conducted in south-west Paraná (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, among others). However, few are those which aimed at with in-service teachers and even rarer those which discuss this at the vocational level. Thus, given the gap observed in academic research, we aim, in this monographic study, to identify a Portuguese Language Methodology teacher‘s representations on language and Portuguese language teaching who acts in a teacher technical course offered at the vocational level by the Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Therefore, we assume a qualitative research position (GIL, 2008) and privilege the ethnographic case study (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). The analytical corpus we analyze here was generated from three distinct sources: questionnaire application, eight classrooms audio recordings and a field diary notes. The theoretical contributions to the linguistic and discursive analysis of the data come from the fields of Linguistics (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; among others), Cultural Studies (HALL, 1997; BHABHA, 1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), Historical Materialism (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) and Education (LIBÂNEO, 2012a; 2012b). The result of the analysis shows that the participant teacher assumes innumerable theoretical positions in relation to the language, the teaching of Portuguese language and teachers pre-service education, that often do not match the positions defended by the teaching work orienting documents (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). In other words, the results obtained here, as well as the results obtained by Clein (2018), allow us to conclude that the contemporary teacher is a subject affected by many aspects and is in an in-between place (BHABHA, 1998). We hope that the results obtained by this research contribute to: i) the reflection of public school teachers (for both the participant teacher and other language teachers); ii) future Applied Linguistics research conducted in south-west Paraná; and iii) possible future reformulations of the course we analyzed here.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStructuralismpt_BR
dc.titleA nossa responsabilidade é muito grande...: linguagem, representações e formação de docentes no sudoeste paranaensept_BR
dc.title.alternativeOur responsibility is too big...: language, representations and teachers education in south-west of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoHá algumas pesquisas conduzidas no sudoeste do Paraná sobre as representações de professores de Língua Portuguesa acerca da língua(gem) e seu ensino (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, entre outros). No entanto, poucas são aquelas voltadas aos professores em processo de formação e mais raras ainda aquelas que discutem isso no nível técnico. Assim, dada a lacuna de pesquisas acadêmicas observada, objetivamos, neste estudo monográfico, identificar as representações de língua(gem) e ensino de língua portuguesa de uma professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa atuante no curso de formação de docentes em nível técnico ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Para tanto, assumimos uma posição de pesquisa qualitativa (GIL, 2008) e privilegiamos o estudo de caso etnográfico (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). O corpus analítico que aqui apresentamos foi gerado a partir de três fontes distintas: da aplicação de questionário, da gravação em áudio de oito horas/aula e de anotações realizadas em diário de campo. As contribuições teóricas para a análise linguístico-discursiva dos dados provêm das áreas da Linguística (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; entre outros), dos Estudos Culturais (HALL,1997; BHABHA,1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), do Materialismo Histórico (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) e da Educação (LIBÂNEO, 2012a;2012b). O resultado das análises mostra que a professora participante assume inúmeras posições teóricas diante da linguagem, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores, que, às vezes, não condizem com as posições defendidas pelos documentos orientadores do trabalho docente (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). Em outras palavras, os resultados que aqui obtivemos, assim como os resultados obtidos por Clein (2018), nos permitem concluir que o professor na contemporaneidade é um sujeito afetado por inúmeros aspectos e que se encontra em um entre-lugar (BHABHA, 1998). Esperamos que os resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para: i) a reflexão de professores da rede pública de ensino (tanto para a professora participante quanto para outros docentes de línguas); ii) futuras pesquisas de Linguística Aplicada conduzidas no Sudoeste do Paraná; e iii) possíveis futuras reformulações do curso que aqui analisamos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Márcia Andréa dos-
dc.contributor.referee1Santos, Márcia Andréa dos-
dc.contributor.referee2Passoni, Taisa Pinetti-
dc.contributor.referee3Denardi, Didiê Ana Ceni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2019_2_07.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.