Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24956
Título: | Ontem e hoje: uma análise do ensino da escrita a partir do professor |
Autor(es): | Costa, Adriana Madureira |
Orientador(es): | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa - Estudo e ensino Escrita Textos - Gênero Professores - Formação Portuguese language - Study and teaching Writing Texts - Gender Teachers, Training of |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTA, Adriana Madureira. Ontem e hoje: uma análise do ensino da escrita a partir do professor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo discutir o ensino das produções textuais na educação básica. Para isso, busca - se apresentar como vem ocorrendo o ensino da escrita ao longo das últimas décadas e contextualizar a importância, na atualidade, das noções de gêneros e tipos textuais para o trabalho com a escrita na escola. Apresenta-se também o resultado de uma pesquisa envolvendo professores de língua portuguesa da rede pública de ensino. Nessa consulta, foram investigadas questões da época em que o docente era estudante e perguntas sobre sua atual prática pedagógica relacionada à escrita. Os resultados obtidos apontam que os professores ainda tem dificuldade de se desconectarem de modelos antigos, embora já mostrem sinais de discurso e usos de fundamentos teórico-metodológicos contemporâneos. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24956 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_01.pdf | 12,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.