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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Guandalin, Wellington Luiz Gava | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T12:54:03Z | - |
dc.date.available | 2021-05-13T12:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.citation | GUANDALIN, Wellington Luiz Gava. Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24947 | - |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of a valve drive system applied in a single-cylinder engine of four stroke, focused on high energy efficiency. It’s so important to understand the running of engine and its parts to develop changes aiming at good performance with safety. One of the most important system is the valve train. An analysis based on studies already done allows to understand its behavior, as well as obtain the main forces involved to evaluate it and perform the sizing of new spring appropriate for the system according to its operation. The development of a simplified model allows to realize calculations providing good results for the present purpose that in addition with the simulation can supply required parameters to size the new spring and evaluate it as for its application. Through the bibliographical review was possible to develop a methodology to perform the kinematic analysis, dynamic analysis and posteriorly the dynamic simulation to confront the results and validate the used method. From the obtained results the new spring was designed satisfying the imposed conditions by the system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Válvulas | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Movimentos mecânicos | pt_BR |
dc.subject | Molas | pt_BR |
dc.subject | Valves | pt_BR |
dc.subject | Kinematics | pt_BR |
dc.subject | Dynamics | pt_BR |
dc.subject | Mechanical movements | pt_BR |
dc.subject | Springs (Mechanism) | pt_BR |
dc.title | Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of a valve drive system from a single-cylinder engine | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a análise de um sistema de acionamento de válvulas aplicado a um motor monocilíndrico de quatro tempos, voltado a alta eficiência energética. É de suma importância compreender o funcionamento do motor e seus componentes para desenvolver alterações visando um bom rendimento com segurança. Um dos sistemas mais importantes é o trem de válvulas. Uma análise baseada em estudos já realizados permite compreender o seu comportamento, bem como obter os principais esforços envolvidos para avaliar e realizar o dimensionamento de uma nova mola adequada ao sistema de acordo com seu funcionamento para uma nova faixa de rotação de trabalho. O desenvolvimento de um modelo simplificado permite a realização de cálculos fornecendo bons resultados para o objetivo em questão, que juntamente com a simulação fornece os parâmetros necessários para dimensionar a nova mola e avaliar quanto a sua solicitação. Por meio da revisão bibliográfica foi possível desenvolver uma metodologia para realizar as análises cinemáticas e dinâmicas e posteriormente a simulação dinâmica para confrontar os resultados e validar o método utilizado. A partir dos resultados obtidos, uma nova mola foi projetada satisfazendo as condições impostas pelo sistema. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee1 | Bratti, Giovanni | - |
dc.contributor.referee2 | Adamczuk, Paulo Rogerio | - |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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