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dc.creatorPacassa, Mateus-
dc.date.accessioned2021-05-13T11:25:53Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2021-05-13T11:25:53Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.identifier.citationPACASSA, Mateus. Análise estrutural de chassi para veículo transportador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24939-
dc.description.abstractBrazil is one of the largest grain producers in the world and consequently what it needs most and uses harvesting machines for such activity. The cutting platforms of these machines are large equipment as they must be able to cover a wide area of under ground cutting sweep. As a result of their large dimensions, the cutting platforms should not be transported coupled to the harvesting machines, as they occupy a wide area transverse to the traffic roads, making their transportation dangerous. Thus, one way of transporting the cutting platforms is by using transport trailers that carry the platforms along the track longitudinally. Because these equipment are oversized and heavy, these transport trailers must be designed and scaled correctly to withstand the stresses that will come when loading the cutting deck on various types of terrain. Because of this, this work has as its objective the structural analysis of three different types of chassis for cutting platform transporters. Which will be analyzed using the finite element method through ANSYS software, applying loadings according to the platform masses and concepts related to flexion, torsion, displacements and buckling. And as a result it was found that due to the large dimensions presented in these structures, high flexural values and displacements are subject to happen and buckling analysis is indispensable for a safer structure dimensioning. Of all the data obtained from the analysis, two points are more relevant: as the ruler (part that makes the platform support and distributes the loads to the chassis) that presented high displacement values when the distance between the arms are large and possible failures due to buckling in those same regions and the second point was the rear region of the 30 foot model, which presented higher values of tension and isplacements, and in the fifth buckling mode a possible instability of the structure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectTransportation, Automotivept_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectMotor vehiclept_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.titleAnálise estrutural de chassi para veículo transportadorpt_BR
dc.title.alternativeChassis structural analysis for carrier vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e consequentemente o que mais precisa e utiliza máquinas colheitadeiras para tal atividade. As plataformas de cortes dessas máquinas são equipamentos de grandes dimensões, pois devem ser capazes de abranger uma ampla área de varredura de corte sob o solo. Em consequência de suas grandes dimensões, as plataformas de corte não devem ser transportadas acopladas as máquinas colheitadeiras, pois ocupam uma ampla área transversal às vias de tráfego, tornando seu transporte perigoso. Assim, uma maneira de transportar as plataformas de corte é utilizando carretas de transporte que transportam longitudinalmente a via tais plataformas. Como estes equipamentos são de grandes dimensões e de peso elevado, estas carretas de transporte devem ser projetadas e dimensionadas de forma correta, a fim de atender os esforços que serão submetidos ao carregarem as plataformas de corte em diversos tipos de terreno. Devido a isso, esse trabalho tem como objetivo a análise estrutural de três tipos diferentes de chassis para veículos transportadores de plataformas de corte. Quais serão analisados utilizando o método dos elementos finitos por meio do software ANSYS, aplicando carregamentos conforme as massas das plataformas e conceitos referentes a flexão, torção, deslocamentos e flambagem. E como resultados obteve-se que devido as grandes dimensões apresentadas nessas estruturas, valores altos de flexão e deslocamentos estão sujeitos a acontecer e é indispensável a análise de flambagem para um dimensionamento mais seguro da estrutura. De todos os dados obtidos das análises, dois pontos são mais relevantes: como a régua (peça que faz o apoio da plataforma e distribui os carregamentos para o chassi) que apresentou altos valores de deslocamentos quando o vão entre os braços são grandes e possíveis falhas por flambagem nessas mesmas regiões e o segundo ponto foi a região traseira do modelo de 30 pés, que apresentou valores mais altos de tensão e deslocamentos, e no quinto modo de flambagem uma possível instabilidade da estrutura.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lanhi, Sandmara-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee1Trentin, Robson Gonçalves-
dc.contributor.referee2Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee3Lanhi, Sandmara-
dc.contributor.referee4Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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