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Título: Dimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jato
Título(s) alternativo(s): Variable geometry intake manifold sizing for an Otto cycle engine applied to the Pato a Jato team energy efficiency prototype
Autor(es): De Carli, Marcos
Orientador(es): Martinelli Junior, Luiz Carlos
Palavras-chave: Motores
Dinâmica dos fluidos
Energia - Consumo
Motores - Rendimento
Engenharia de protótipos
Motors
Fluid dynamics
Energy consumption
Motors - Yields
Prototypes, Engineering
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DE CARLI, Marcos. Dimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo para o dimensionamento do coletor de admissão de comprimento variável para o protótipo de eficiência energética da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, com foco no aumento da eficiência volumétrica e energética do motor através do aproveitamento da energia cinética acumulada no fluido presente no coletor de admissão após o fechamento da válvula de admissão. Através de conceitos discutidos e seleção de equações que se adéquem da melhor forma ao motor, o dimensionamento teórico foi realizado através de interações computacionais gerando valores de comprimento do coletor que são compatíveis com a rotação do motor e a velocidade do fluido a ser admitido, garantindo que o comprimento seja compatível com a frequência da onda que se desloca pelo coletor. Como complemento junto ao dimensionamento são apresentadas melhorias para o fluxo de ar, atomização da mistura e simulações que apresentam melhorias referentes ao funcionamento do coletor. Trazendo ao final o coletor dimensionado de forma que garanta ganhos de eficiência ao motor.
Abstract: This paper presents the study for the sizing of the variable length intake manifold for the energy efficiency prototype of Universidade Tecnológica Federal do Paraná located in Pato Branco, focusing on increasing the volumetric and energy efficiency of the engine by harnessing the accumulated kinetic energy in the fluid present in the intake manifold after closing the in take valve. Through concepts discussed and selection of equations that best fit the engine, the theoretical sizing was performed through computational interactions generating collector length values that are compatible with the engine speed and the speed of the fluid to be admitted, ensuring that the length is compatible with the frequency of the wave moving through the collector. In addition to the sizing, improvements are presented for air flow, atomization of the mixture and simulations that present improvements regarding the operation of the collector. Bringing in the end the collector dimensioned in a way that guarantees efficiency gains to the motor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24937
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