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dc.creatorSandrin, Ederson-
dc.date.accessioned2021-05-11T13:43:02Z-
dc.date.available2021-05-11T13:43:02Z-
dc.date.issued2019-11-16-
dc.identifier.citationSANDRIN, Ederson. Otimização aerodinâmica de veículos de reentrada atmosférica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24917-
dc.description.abstractVehicles submitted to supersonic flow are subjected to high pressure and temperature loads. Thus, the present work has the objective to present a geometry optimized for reentry vehicles in the earth atmosphere. The performance of this will be proven by numerical simulation of the flow to which such geometry is subjected. The flow simulation is executed using the Computational Fluid Dynamics methodology that is based on the implementation of the equations that conduct the phenomenon through numerical models. The NSC2KE source code was used to simulate the flow while the BAMG code was used to create the mesh that discretizes the domain and the geometry. The implementation of the source code used is the finite volume discretization method and the solution domain through unstructured meshes. In the simulated geometries, both laminar and turbulent flow models were used, ruled by the Navier-Stokes equations. The working fluid used in all simulations presented was the atmospheric air, shaped as a perfect and thermally gas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidospt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectRunoffpt_BR
dc.subjectFluid dynamicspt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.titleOtimização aerodinâmica de veículos de reentrada atmosféricapt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic optimization of atmospheric re-entry vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVeículos submetidos a escoamento supersônico estão sujeitos a altas cargas de pressão e temperatura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma geometria otimizada para veículos de reentrada atmosférico. O desempenho dessa será comprovado a partir de simulação numérica do escoamento ao qual tal geometria é submetida. A simulação do escoamento é feita utilizando a metodologia da dinâmica dos fluidos computacional que se baseia na implementação das equações que regem o fenômeno através dos modelos numéricos. O código fonte NSC2KE, foi utilizado para a simulação do escoamento enquanto o código BAMG foi utilizado para gerar a malha que discretiza o domínio e as geometrias. O código fonte utilizado tem em sua implementação o método de discretização em volumes finitos e o domínio de solução através de malhas não estruturadas. Nas geometrias simuladas foi utilizado tanto o modelo de escoamento laminar quanto turbulento regidos pelas equações de Navier-Stokes, o ar atmosférico, modelado como um gás termicamente e caloricamente perfeito, é o fluído de trabalho em todas as simulações apresentadas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Francisco Augusto Aparecido-
dc.contributor.referee1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee2Ostapiv, Fabiano-
dc.contributor.referee3Gomes, Francisco Augusto Aparecido-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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