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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24880
Título: | Bruxaria e cristianismo em Lolly Willowes de Sylvia Townsend Warner: uma análise voltada ao feminino |
Título(s) alternativo(s): | Witchcraft and christianity in Sylvia Townsend Warner’s Lolly Willowes: a woman-centered analysis |
Autor(es): | Deon, Sintia |
Orientador(es): | Stankiewicz, Mariese Ribas |
Palavras-chave: | Literatura inglesa Feminismo na literatura Literatura - Análise Mulheres na literatura Cristianismo e literatura English literature Feminism in literature Literature - Analysis Women in literature Christianity and literature |
Data do documento: | 3-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DEON, Sintia. Bruxaria e cristianismo em Lolly Willowes de Sylvia Townsend Warner: uma análise voltada ao feminino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. |
Resumo: | Sylvia Townsend Warner (1893-1978) foi uma proeminente escritora britânica do início do século XX, mas pouco conhecida no meio acadêmico brasileiro. Dada a importância de sua obra no que diz respeito aos estudos feministas, este trabalho trata de uma análise dos elementos da bruxaria e do cristianismo, em Lolly Willowes (1926), romance que apresenta uma relação entre o realismo e o fantástico. A trajetória da protagonista Laura, nascida e educada em um lar cristão, até a sua consolidação como bruxa em um vilarejo próximo da cidade em que vivia, é observada aqui como o desenvolvimento da libertação feminina das amarras patriarcais. Neste sentido, foi necessário um estudo sobre o contexto social europeu do início do século passado, bem como informações sobre a bruxaria e sobre o papel da mulher daquela sociedade. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi o de analisar os pontos em comum e as diferenças entre o cristianismo e a bruxaria e como acontece a presença de ambos os temas em Lolly Willowes, baseando-se em teorias feministas e voltada ao feminino. Para essa análise, foram utilizadas ideias e teorias de autores que estudaram sobre o paganismo, como Scott Cunningham (1998) (2001) (2018) e Nubia Hanciau (2004), além de sites sobre esoterismo que tratam principalmente sobre o significado das ervas e dos elementos da bruxaria. Também foi importante a leitura dos escritos de Claire Harman (1991), dentre outros autores que estudam a respeito da vida de Warner, tais como Jacqueline Shin (2009), Gill Davies, David Malcolm e John Simons (1991) e Janet Montefiore (2005). A partir desta análise foi possível perceber um pouco do contexto histórico em que Warner viveu, destacando-se as imagens e o papel feminino no século XX, que era quase totalmente direcionado ao lar. Portanto, ao escrever Lolly Willowes, Warner faz uma crítica à sociedade – a bruxaria poderia ser analisada como a liberdade que as mulheres procuravam ou como a aventura que desejavam viver. Além disto, Warner fortificou o seu texto, fazendo algumas menções ao cristianismo, colocando a mulher como exemplo social, submissa e regrada. Foi constatado que a bruxaria presente nesse primeiro romance de Warner é bem profunda e embasada no livro O Culto das Bruxas na Europa Ocidental (2003) (The Witch-Cult in Western Europe), de Margaret Murray. |
Abstract: | Sylvia Townsend Warner (1893-1978) was a prominent British writer of the early twentieth century, but little known in the Brazilian academic millieu. Given the importance of her work in regard to feminist studies, this work deals with an analysis of the elements of witchcraft and Christianity in Lolly Willowes (1926), a novel that shows a relationship between the realism and the fantastic. The trajectory of the protagonist Laura, born and educated in a Christian home, until her consolidation as a witch in a village near the city in which she lived, is observed here as the development of the female liberation from the patriarchal moorings. In this sense, it was needed a study on the European social context of the beginning of the last century, as well as information about witchcraft and the role of women in that society. Thus, the main objective of this research was to analyze the commonalities and the differences between Christianity and witchcraft and how the presence of both themes in Lolly Willowes happens, based on feminist and feminine theories. For this analysis, ideas and theories of authors who have studied paganism, such as Scott Cunningham (1998) (2001) (2018) and Nubia Hanciau (2004), were used, as well as sites on esotericism that deal mainly with the meaning of herbs and of the elements of witchcraft. It was also important to read the writings of Claire Harman (1991), among others who have studied Warner's life, such as Jacqueline Shin (2009), Gill Davies, David Malcolm and John Simons (1991) and Janet Montefiore (2005). From this analysis it was possible to perceive a little of the historical context in which Warner lived, standing out the images and the feminine role in the twentieth century, which was almost totally directed to the domestic environment. Thus, in writing Lolly Willowes, Warner criticizes society–witchcraft could be analyzed as the freedom women sought, or as the adventure they wished to live. In addition, Warner fortified his text, making some mentions to Christianity, placing the woman as a social example, submissive and ruled. It has also been found that the witchcraft present in this first novel by Warner is very deep and based on Margaret Murray’s The Witch Cult in Western Europe (2003). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24880 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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