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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24876
Título: | O gótico e o medo em Drácula, de Bram Stoker |
Título(s) alternativo(s): | The gothic and the fear in Dracula, by Bram Stoker |
Autor(es): | Costa, Paula Schott da |
Orientador(es): | Stankiewicz, Mariese Ribas |
Palavras-chave: | Literatura - Análise Literatura fantástica Vampiros na literatura Literatura irlandesa Personagens literários Literature - Analysis Fantasy literature Vampires in literature Irish literature Characters and characteristics in literature |
Data do documento: | 5-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | COSTA, Paula Schott da. O gótico e o medo em Drácula, de Bram Stoker. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. |
Resumo: | O presente estudo mostra uma análise literária do romance Drácula (1897), de Bram Stoker, sob a perspectiva do medo, considerando temáticas relacionadas ao gótico, tais como religião, sexualidade, morte e dualidade. Para isso, levou-se em consideração a contextualização histórica referente ao período em que Drácula foi produzido, como foi realizada a pesquisa da figura dos vampiros enquanto mitos e como símbolos da literatura gótica clássica de horror. Para a compreensão de como se deu o surgimento da literatura gótica, foram referenciados aqui os conceitos de Fred Botting (1996) e H. P. Lovecraft (2007). Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi o de analisar a imagem do vampiro como retratada nesse clássico da literatura, procurando observar como o medo é articulado com a construção do personagem em seu ambiente gótico. Pode-se concluir que, a o representar os medos e angústias do ser humano, o vampiro então relaciona-se com a ideia do estranho de Sigmund Freud (2006) e se mostra profundamente conectado a conceitos comuns a todos os seres humanos. Ao encarar os sentimentos de estranhamento e ambiguidade que a figura do vampiro evoca, os personagens que se deparam com Drácula enfrentam então seus maiores e mais obscuros medos. Traumas passados retornam em representações fantásticas e sobrenaturais projetadas na figura do morto-vivo que retorna de seu túmulo com sede de sangue. |
Abstract: | The present study shows a literary analysis of Bram Stoker’s novel Dracula (1897) from the perspective of fear, considering themes related to Gothic, such as religion, sexuality, death, and duality. For this, it was taken into account the historical contextualization concerning the period in which Dracula was produced, how was made the research of the figure of the vampires as myths and as symbols of classic Gothic horror literature. For the understanding of how emerged the Gothic literature, the concepts of Fred Botting (1996) and H. P. Lovecraft (2007) were referenced here. In this sense, the main objective of this work was to analyze the image of the vampire as portrayed in that classic of literature, by trying to observe how fear is articulated with the construction of the character in his Gothic environment. It can be concluded that in representing the fears and anxieties of the human being, the vampire then relates to the idea of the uncanny of Sigmund Freud (2006) and is deeply connected to concepts common to all human beings. Facing the feelings of strangeness and ambiguity that the vampire figure evokes, the characters who face Dracula face their greatest and darkest fears. Past traumas return in fantastic and supernatural representations projected onto the undead figure who returns blood-thirsty from his tomb. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24876 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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