Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimões, Ana Carolina Andrade-
dc.date.accessioned2021-04-28T13:04:40Z-
dc.date.available2021-04-28T13:04:40Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationSIMÕES, Ana Carolina Andrade. O Gato como consciência em Coraline, de Neil Gaiman. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24864-
dc.description.abstractStudies of the imagination in texts of children‘s literature have been quite accomplished over the years. According to the historical moment, children's literature attains, as one of its functions, to instruct or simply to contribute to the creative-imaginative capacity of children. In the novel Coraline, by Neil Gaiman, the title of children‘s literature does not restrict the reading public to children and adolescents, on the contrary, it instigates people of all ages to meet the young Coraline and her worlds. This work presents an analysis of the narrative of Coraline from theories that deals with the fantastic, the gothic and the uncanny elements, such as those seen in Freud (1980), Todorov (2006), Sá (2003), Osório (2010), and Camarani (2014), in order to reinforce the general objective of unveiling, with the help of Freud's psychoanalytic theory, whether the black cat character is actually the materialization of the young Coraline‘s consciousness - a factor that has been of great importance for the development of the protagonist in the plot. From this research, it is hoped to open another perspective in the field of discussion about animal characters as protagonists‘ helpers, regarding decision-making, opinion influencers and faithful friends. In addition, it is also expected that, from this work, people will see how important the stories for children and youth are in the formation of human beings, especially in regards of the way in which their authors construct their literary worlds.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGaiman, Neil, 1960-. Coralinept_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectO Fantástico na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Adaptaçõespt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDiscourse analysis, Narrativept_BR
dc.subjectFantastic, The, in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Adaptationspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleO Gato como consciência em Coraline, de Neil Gaimanpt_BR
dc.title.alternativeThe Cat as consciousness in Coraline, by Neil Gaimanpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEstudos acerca da imaginação em textos de literatura infantojuvenil têm sido bastante realizados ao longo dos anos. De acordo com o momento histórico, a literatura infantojuvenil possui, como uma de suas funções, instruir ou simplesmente contribuir para a capacidade criativo-imaginativa das crianças. No romance Coraline, de Neil Gaiman, o título de literatura infanojuvenil não restringe o público leitor a crianças e adolescentes, pelo contrário, instiga pessoas de todas as idades a conheceram a jovem Coraline e seus mundos. Este trabalho apresenta uma análise da narrativa de Coraline a partir de teorias que conversam sobre os elementos fantástico, gótico e estranho, tais como as vistas em Freud (1980), Todorov (2006), Sá (2003), Osório (2010) e Camarani (2014), a fim de reforçar o objetivo geral de desvendar, com o auxílio da teoria psicanalítica de Freud, se o personagem gato preto é na verdade a materialização da consciência da jovem Coraline – fator que se verificou de grande importância para o desenvolvimento da protagonista na trama. A partir dessa pesquisa, espera-se abrir mais um viés no campo de discussão acerca de personagens animais como auxiliadores de protagonistas, no que diz respeito à tomada de decisões, influenciadores de opinião e amigos fiéis. Além disto, também se espera que, a partir deste trabalho, as pessoas vejam como são importantes as histórias infantojuvenis na formação dos seres humanos, principalmente no que diz respeito à forma como seus autores constroem os mundos literários.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee2Consoli, Marcia Oberderfer-
dc.contributor.referee3Zago, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2019_1_01.pdf518,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.