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dc.creatorSimonetti, Marivane-
dc.date.accessioned2021-04-27T19:54:03Z-
dc.date.available2021-04-27T19:54:03Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationSIMONETTI, Marivane. Uma vida feminina: a personagem Biela de Uma vida em segredo, de Autran Dourado. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24863-
dc.description.abstractIn this work, we investigated the character Biela, protagonist of A hiddenlife(Autran Dourado, 1964). This novel, placed in Minas Gerais at the beginning of the 20th century, tells the story of Biela, a countrysidegirl who moves to the city, at the age of eighteen, and needs to adapt to new customs there. Biela represents a white and wealthy woman who does not fit the standards required by society. It is sought, from that, to discuss the relationship between the social role of women and male domination that permeates a society in which some values of patriarchy still remain. The research consists of a bio-bibliographic survey and critical reception about the writer and his work, the study of character and some discussions about the female condition in society still with patriarchal features. Regarding the discussions about character, we used, among others, Candido (1987; 2010), Brait (1985), Forster (2005). These authors start from the concept of character in order to study their role played in a novel in addition to tracing approaches on the expression of the character as what is most real in a narrative. The theoretical contribution is based mainly on the categories of Reis (1987) nucleus and nebula, which respectively define the hierarchical social organization around a male power figure (nucleus) contrasting with the marginalized characters around him (nebula). We also have the theoretical contributions of Bourdieu (2012), whose reflections point out that social formation through male domination remains in our society in a way of a symbolic violence, the one that, despite being non-physical, forms our structures of thoughts and justifies the position of women as non-subjects, a concept also defended by Beauvoir(1967; 1970). In addition, our theoretical framework relies on Lepecki (1976) who analyzes the works of Autran Dourado from a mythical and psychoanalytic perspective. Composed by the understanding of the writer and his work, the study of the character andthe situation of women in a society with patriarchal marks, this dissertation aims to demonstrate how Biela is an element of subversion within a society still marked by the patriarchal logic and oppression when the protagonist refuses to fulfill certain expectations and privileges of the socio-economic class to which she belongs, preferring to live in a place between the periphery and the center from which the exercise of power derives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPersonagens fictíciospt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na literaturapt_BR
dc.subjectMulheres e literaturapt_BR
dc.subjectPersonagens literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectFictitious characterspt_BR
dc.subjectGender identity in literaturept_BR
dc.subjectWomen and literaturept_BR
dc.subjectCharacters and characteristics in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.titleUma vida feminina: a personagem Biela de Uma vida em segredo, de Autran Douradopt_BR
dc.title.alternativeA woman’s life: the character Biela in A hidden life, by Autran Douradopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investigamos a personagem Biela, protagonista de Uma vida em segredo(Autran Dourado, 1964). Esta novela, ambientada em Minas Gerais do começo do século XX, narra a história de Biela, moça do campo que aos dezoito anos muda-se para a cidade e ali precisa se adaptar a novos costumes. Biela representa uma mulher branca e de posses que não se encaixa nos padrões exigidos pela sociedade. Buscamos, a partir dela, discutir a relação entre o papel social da mulher e a dominação masculina que impregna uma sociedade na qual alguns valores do patriarcado ainda continuam vigentes. A pesquisa constitui-se de um levantamento biobibliográfico e de recepção crítica sobre o escritor e sua obra, o estudo sobre personagem e algumas discussões sobre a condição feminina na sociedade ainda com traços patriarcais. No que tange às discussões sobre personagem, empregamos, entre outros, Candido (1987; 2010), Brait (1985), Forster (2005). Estes autores partem do conceito de personagem com o intuito de estudarem sua função desempenhada dentro de um romance além de traçarem abordagens sobre a expressão da personagem como o que há de mais real em uma narrativa. O aporte teórico, por sua vez, baseia-se, sobre tudo nas categorias de Reis (1987) núcleo e nebulosa, respectivamente definindo a organização social hierarquizada em volta de uma figura de poder masculina (núcleo) contrastando com as personagens marginalizadas à sua volta (nebulosa). Também contamos com as contribuições teóricas de Bourdieu (2012),cujas reflexões salientam que a formação social por meio de uma dominação masculina permanece na nossa sociedade na forma de violência simbólica, aquela que, apesar de não-física, forma nossas estruturas de pensamentos e justifica a posição da mulher comonão-sujeito, conceituação esta defendida também por Beauvoir (1967;1970). Além disso, nosso arcabouço teórico conta com Lepecki (1976),que analisa as obras de Autran Dourado sob um viés mítico e psicanalítico. Composta pela compreensão do escritor e sua obra, o estudo da personagem e a situação da mulher numa sociedade com marcas patriarcais, esta dissertação procura demonstrar como Biela é elemento de subversão dentro de uma sociedade ainda marcada pelo lógica e pela opressão patriarcal quando a protagonista se nega a desempenhar certas expectativas e privilégios da classe socioeconômica a que pertence, preferindo viver num entre-lugar entre a periferia e o centro de onde deriva o exercício do poder.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/2237020193439704pt_BR
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0000-0003-3828-0098pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9762-1775pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9762-1775pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Susylene Dias de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4562-6096pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871454222913974pt_BR
dc.contributor.referee3Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1066-2975pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838228057601113pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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