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Título: Vislumbres do abismo: o desenvolvimento do horror nos espaços literários em H. P. Lovecraft
Título(s) alternativo(s): Glimpses of the abyss: the development of horror in H. P. Lovecraft’s literary spaces
Autor(es): Anater, Rubens Chioca
Orientador(es): Menon, Mauricio Cesar
Palavras-chave: Literatura - Análise
Terror na literatura
Gêneros literários
Literature - Analysis
Horror in literature
Literary form
Data do documento: 4-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANATER, Rubens Chioca. Vislumbres do abismo: o desenvolvimento do horror nos espaços literários em H. P. Lovecraft. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os lugares expostos na narrativa são centrais para a construção do horror cósmico na obra de H. P. Lovecraft. Para tanto, discutem-se conceitos que envolvem a espacialidade dentro da literatura, principalmente a topoanálise de Borges Filho (2007), além de outros autores e conceitos essenciais para a discussão dos lugares literários, como a topofrenia de Tally Jr. (2019). Elencam-se também elaborações a respeito da formação, das opiniões e das filosofias de Lovecraft, que possuem grande influência sobre a composição de sua obra, valendo-se, para tanto, de autores como Joshi (2017) e Scotuzzi (2019). Apresenta-se, com isso, uma visão geral da literatura lovecraftiana, a partir da qual pode-se partir para o objetivo de analisar a composição da espacialidade em oito contos de Lovecraft, que apresentam a estética madura do autor, que é a mais reconhecida nos Mitos de Cthulhu. Os contos selecionados são “The call of Cthulhu” (1928), “The Dunwich horror” (1929), “The whisperer in darkness” (1931), “At the mountains of madness” (1936), “The shadow over Innsmouth” (1936), “The shadow out of time” (1936), “The haunter of the dark” (1936) e “The horror at Red Hook” (1927). Pontuam-se como elementos centrais dessa espacialidade a desolação e o isolamento, a presença de abismos – tanto espaciais quanto temporais –, as descrições científicas e extremamente adjetivadas, a aversão à decadência, contraposta por uma apreciação do que é tradicional e antigo, e a presença de lugares de fronteira, onde uma tradição acastelada busca se proteger de investidas externas. Com tal análise, pode-se ver como esses elementos conjuram os medos no leitor e fazem parte da composição do horror cósmico lovecraftiano, principalmente quando o autor explora abismos espaciais e seus impactos na mente humana. Além disso, a abordagem espacial permite também uma compreensão mais afinada das origens do medo e da relação social nas narrativas de Lovecraft, e ainda uma visão do legado lovecraftiano em novos autores que produzem paródias, pastiches e homenagens a seus textos.
Abstract: This work intends to demonstrate how the places shown in the narratives are important for the construction of the cosmic horror in the literature of H. P. Lovecraft. For this purpose, we discuss concepts about the spatialities within literature: mainly Borges Filho’s (2007) topoanalysis, among other essential authors and concepts for the discussion of the literary places, like Tally Jr’s topophrenia (2019). The work also talks about Lovecraft’s formation, opinions and philosophies, all of which had great influence on his literature’s development. For that, we’ve quoted authors like Joshi (2017) and Scotuzzi (2019). Through that, this work presents a general view of lovecraftian literature. From that view, we could go into the goal of analysing the composition of spatiality in eight Lovecraft’s stories that present his mature aesthetics, which is more known in his Cthulhu Mythos. The selected tales are “The call of Cthulhu” (1928), “The Dunwich horror” (1929), “The whisperer in darkness” (1931), “At the mountains of madness” (1936), “The shadow over Innsmouth” (1936), “The shadow out of time” (1936), “The haunter of the dark” (1936)” and “The horror at Red Hook” (1927). We point, as main elements of his spatiality, the desolation and isolation, the presence of the abyss – on time and space –and of the terrifying nature’s sublime, the scientific and full of adjectives descriptions, the aversion of decadence, counterpointed by an appreciation of old and traditional things, and the presence of thresholds, where a resistant tradition seeks to protect itself from assaults from beyond. With that analysis, we can see how these elements conjure the reader’s fears and take part in the composition of the lovecraftian cosmic horror, specially when the author explores spatial abysses and their effects on the human mind. Beyond that, the spatial approach also allows a better understanding of the origins of the fear and the social relations in lovecraftian narratives. Also, it shows a glimpse of Lovecraft’s legacy in new writers, who create parodies, pastiches and tributes to his works.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24830
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