Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Elaine Cristina de Souza | - |
dc.creator | Horimi, Drielen | - |
dc.creator | Reis, Sandra Gomes de Oliveira | - |
dc.creator | Zaninelli, Thais Batista | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T00:13:40Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23T00:13:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elaine Cristina de Souza et al. Estratégias de inovação em bibliotecas universitárias: foco nas gerações y e z. In: COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC), 2., 2017, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2017/coaic2017. Acesso em: 20 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788578464547 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24823 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to analyze innovation strategies in the context of Academic Libraries (ALs). The objectives were to investigate whether ALs innovate, identify which factors influence innovation in these environments, and verify how librarians and managers include digital natives in the process of library innovation. This articleis classified as theoretical and basedonbibliographicresearch. The results show that there is a need for innovation within the ALs. However, because they are university libraries, which are usually linked to a larger body, the difficulties in the context of the Institution as a whole, must betakeninto account. Understand the major flawsthatalienate the academic community digital natives - from their physical environment. This slice of users is characterized by having a contemporary profile, by communicating basically in a virtual way and by seeking information online in the internet and in digital format, but at the same time, digital natives seek alternative and collaborative environments to perform academic activities in physical spaces. In this context, the study considers that with the digital age, together with the new forms of access to information of digital natives, it becomes indispensable that libraries establish processes of innovation to meet the needs of digital natives, who look at these units not only as a place of access to information, but also as an environment that can be used as a cultural, leisure and entertainment space. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC) | pt_BR |
dc.relation.uri | http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2017/coaic2017 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Serviços de informação | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject | Geração Y | pt_BR |
dc.subject | Geração Z | pt_BR |
dc.subject | Technological innovations | pt_BR |
dc.subject | Information services | pt_BR |
dc.subject | Academic libraries | pt_BR |
dc.subject | Generation Y | pt_BR |
dc.subject | Generation Z | pt_BR |
dc.title | Estratégias de inovação em bibliotecas universitárias: foco nas gerações y e z | pt_BR |
dc.title.alternative | Innovation strategies in academic libraries: focus on generations y and z | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo se propõe a analisar as estratégias de inovação no contexto das Bibliotecas Universitárias (BUs). Os objetivos foram investigar se as BUs inovam, identificar quais fatores influenciam a inovação nesses ambientes e verificar como os bibliotecários e dirigentes incluem os nativos digitais no processo de inovação das bibliotecas. Este artigo se classifica como teórico e teve como base a pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que há uma necessidade de inovação dentro das BUs, entretanto, por estarem inseridas em um contexto institucional mais amplo, deve-se levar em consideração as dificuldades no contexto da instituição como um todo, e em seguida entender as principais falhas que distanciam a comunidade acadêmica - nativos digitais do seu ambiente físico. Essa parcela de usuários caracteriza-se por ter um perfil contemporâneo, por se comunicar basicamente de forma virtual e por buscar informação de forma online na internet e em formato digital, mas, ao mesmo tempo, os nativos digitais procuram ambientes alternativos e colaborativos para realizar suas atividades acadêmicas em espaços físicos. Nesse contexto, o estudo considera que com a era digital, juntamente com as novas formas de acesso à informação dos nativos digitais, têm essas unidades não apenas como local de acesso à informação, mas também como um ambiente que pode ser utilizado como espaço cultural, de lazer e entretenimento. | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Trabalhos publicados em Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estrategiainovacaobibliotecasuniversitarias.pdf | 283,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons