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dc.creatorMaziero, Osvaldo Luiz-
dc.date.accessioned2021-04-22T19:05:00Z-
dc.date.available2021-04-22T19:05:00Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationMAZIERO, Osvaldo Luiz. Análise estrutural de chassi tubular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813-
dc.description.abstractThis work consists in a dynamic and static study about two chassis, destined to energy efficiency competitions, followed by a comparative analaysis of the models’ structural behavior. The active loads on the vehicles were determined through concepts of vehicular dynamics. With the support of computational simulations, responses were obtained regarding stresses and deformations, which, along with the calculations of vehicles dynamics, complete the information base to compare the two chassis. The analyzes shows that stresses and deformations remain constant in most of the structure and the torcional stiffness of model 1 is 5,14% higher than model 2.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Mediçãopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectDinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectElectric power - Measurementpt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectStructural dynamicspt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectVehiclespt_BR
dc.titleAnálise estrutural de chassi tubularpt_BR
dc.title.alternativeStructural analysis of tubular chassispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em analisar o comportamento dinâmico e estático de dois modelos de chassis, destinados a competições de eficiência energética, seguido de uma análise comparativa do comportamento estrutural dos modelos. As cargas atuantes nos veículos foram determinadas através de conceitos de dinâmica veicular. Com o auxílio de simulações computacionais obteve-se respostas referentes a tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de informações para confrontar os dois chassis. As análises mostram que as tensões e as deformações se mantêm constante na maior parte da estrutura e a rigidez torcional do modelo 1 apresentou-se 5,14% maior que o modelo 2.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee1Correa, Fabio Junkes-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fábio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee3Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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