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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Maziero, Osvaldo Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T19:05:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T19:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.citation | MAZIERO, Osvaldo Luiz. Análise estrutural de chassi tubular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813 | - |
dc.description.abstract | This work consists in a dynamic and static study about two chassis, destined to energy efficiency competitions, followed by a comparative analaysis of the models’ structural behavior. The active loads on the vehicles were determined through concepts of vehicular dynamics. With the support of computational simulations, responses were obtained regarding stresses and deformations, which, along with the calculations of vehicles dynamics, complete the information base to compare the two chassis. The analyzes shows that stresses and deformations remain constant in most of the structure and the torcional stiffness of model 1 is 5,14% higher than model 2. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - Medição | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica estrutural | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Electric power - Measurement | pt_BR |
dc.subject | Electric power consumption | pt_BR |
dc.subject | Structural dynamics | pt_BR |
dc.subject | Structural analysis (Engineering) | pt_BR |
dc.subject | Vehicles | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural de chassi tubular | pt_BR |
dc.title.alternative | Structural analysis of tubular chassis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em analisar o comportamento dinâmico e estático de dois modelos de chassis, destinados a competições de eficiência energética, seguido de uma análise comparativa do comportamento estrutural dos modelos. As cargas atuantes nos veículos foram determinadas através de conceitos de dinâmica veicular. Com o auxílio de simulações computacionais obteve-se respostas referentes a tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de informações para confrontar os dois chassis. As análises mostram que as tensões e as deformações se mantêm constante na maior parte da estrutura e a rigidez torcional do modelo 1 apresentou-se 5,14% maior que o modelo 2. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
dc.contributor.referee1 | Correa, Fabio Junkes | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Fábio Rodrigo Mandello | - |
dc.contributor.referee3 | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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