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Título: Análise estrutural de chassi tubular
Título(s) alternativo(s): Structural analysis of tubular chassis
Autor(es): Maziero, Osvaldo Luiz
Orientador(es): Rossetto, Diego Rizzotto
Palavras-chave: Energia elétrica - Medição
Energia elétrica - Consumo
Dinâmica estrutural
Análise estrutural (Engenharia)
Veículos
Electric power - Measurement
Electric power consumption
Structural dynamics
Structural analysis (Engineering)
Vehicles
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MAZIERO, Osvaldo Luiz. Análise estrutural de chassi tubular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste em analisar o comportamento dinâmico e estático de dois modelos de chassis, destinados a competições de eficiência energética, seguido de uma análise comparativa do comportamento estrutural dos modelos. As cargas atuantes nos veículos foram determinadas através de conceitos de dinâmica veicular. Com o auxílio de simulações computacionais obteve-se respostas referentes a tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de informações para confrontar os dois chassis. As análises mostram que as tensões e as deformações se mantêm constante na maior parte da estrutura e a rigidez torcional do modelo 1 apresentou-se 5,14% maior que o modelo 2.
Abstract: This work consists in a dynamic and static study about two chassis, destined to energy efficiency competitions, followed by a comparative analaysis of the models’ structural behavior. The active loads on the vehicles were determined through concepts of vehicular dynamics. With the support of computational simulations, responses were obtained regarding stresses and deformations, which, along with the calculations of vehicles dynamics, complete the information base to compare the two chassis. The analyzes shows that stresses and deformations remain constant in most of the structure and the torcional stiffness of model 1 is 5,14% higher than model 2.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813
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