Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Leonardo Wilezelek Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T21:22:57Z | - |
dc.date.available | 2017-09-25T21:22:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-18 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Leonardo Wilezelek Soares de. Elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando tirinhas e textos explicativos como ferramenta para o ensino de química. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2480 | - |
dc.description | Acompanha: Um ambiente virtual de aprendizagem utilizando tirinhas e textos explicativos como ferramenta para o ensino de química | pt_BR |
dc.description.abstract | Reading is a social act that is directly related to the history of life. For a proficient reading, however, it is necessary that the player in question brings with it a range of stored knowledge to your inferences realizability is concise and it can build new knowledge from what he knows and what he wants to assimilate from the reading. To this end, the teaching-learning relationships which this reader is evolvido should be plural so that their reading goals are not plastered by methods that can transform their learning by reading on a reductionist methodological dogma. The search for the plurality was the center of this research, which aimed to develop a open-source learning platform composed of strips, callouts and issues for chemistry teaching. The content covered were selected from literature search, and this selection based the production of the material as a conceptual sequence that allow a handy reading the different profiles of readers. A thematic workshop was held involving students in the development of the proposed methodology, which the results generated allowed up prior knowledge of the overview freshmen in the study in the discipline of General Chemistry, which lead to the selection of conceptual emphasis to be developed during the semester. Evidenced contribution in teaching-learning relationships the ability to provide conceptual subsidies solvers to show that this methodology can be useful in contexts introduction to content and initial classes of chemistry, the present effectiveness of the material produced in the academic world in question. Caveat is made to the limesurvey platform chosen as the virtual platform, as the number of available questionnaires that led to methodological limitations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Development reading | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando tirinhas e textos explicativos como ferramenta para o ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Elaboration of an open-source learning platform using comics and callouts as tool for teaching chemistry | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Ler é um ato social que tem relação direta com a história de vida das pessoas. Para uma leitura proficiente, contudo, é preciso que o leitor em questão traga consigo uma gama de conhecimentos armazenados para que sua capacidade de realização de inferências seja concisa e ele possa construir novos conhecimentos a partir do que ele já sabe e do que ele deseja assimilar a partir da leitura. Para tal, as relações de ensino-aprendizagem as quais esse leitor está evolvido devem ser plurais de tal maneira que os seus objetivos de leitura não sejam engessados por métodos que possam transformar sua aprendizagem por meio da leitura em um dogma metodológico reducionista. A busca pela pluralidade fundamenta o cerne desta pesquisa, que teve por objetivo elaborar um ambiente virtual de aprendizagem composto por tirinhas, textos explicativos e questões para o ensino de química. Os conteúdos abordados foram selecionados a partir de investigação bibliográfica, e essa seleção embasou a produção do material quanto a uma sequência conceitual que permitisse uma leitura acessível a diferentes perfis de leitores. Uma oficina temática foi realizada envolvendo estudantes no desenvolvimento da metodologia proposta, em que os resultados gerados possibilitaram levantar conhecimentos prévios da visão geral de estudantes ingressantes no estudo na disciplina de Química Geral, os quais subsidiaram a seleção da ênfase conceitual a ser desenvolvida durante o semestre letivo. Evidenciaram contribuição nas relações de ensino-aprendizagem pela capacidade de fornecer subsídios conceituais aos resolutores ao mostrar que tal metodologia pode ser útil em contextos de introdução a conteúdos e aulas iniciais de química, ao apresentar efetividade do material elaborado no universo acadêmico em questão. Ressalva deve ser feita à plataforma do Lime Survey escolhida como ambiente virtual, quanto ao número de questionários disponíveis que conduziu a limitações metodológicas. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4100972212191340 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sauer, Elenise | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3291362809148194 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Silmara Aparecida de | - |
dc.contributor.referee3 | Sauer, Elenise | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Melo, Leonardo Wilezelek Soares de_2016.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Melo, Leonardo Wilezelek Soares de_2016_1.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons