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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24801
Título: | Análise modal numérica de um conjunto porta e retrovisor de um automóvel |
Título(s) alternativo(s): | Numerical modal analysis of a set door and mirror of an automobile |
Autor(es): | Forner, Luciano Panzera |
Orientador(es): | Novak, Paulo Rogerio |
Palavras-chave: | Análise modal Método dos elementos finitos Vibração - Medição Dinâmica estrutural Modal analysis Finite element method Vibration - Measurement Structural dynamics |
Data do documento: | 19-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FORNER, Luciano Panzera. Análise modal numérica de um conjunto porta e retrovisor de um automóvel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. |
Resumo: | A análise modal é um processo por meio do qual se descreve uma estrutura em termo de suas características naturais (frequências naturais, fatores de amortecimento e modos de vibrar). A porta e o retrovisor de um automóvel, quando sujeitos à vibração forçada gerada pela motorização do veículo, podem entrar em regime de ressonância, comprometendo o funcionamento do retrovisor. Por meio da análise modal numérica de um modelo teórico de um conjunto porta e retrovisor, é possível conhecer seu comportamento vibratório (modos de vibrar e frequências de ressonância) e analisar se a vibração forçada gerada pela motorização irá comprometer o funcionamento do retrovisor. Para o conjuto teórico porta e retrovisor analisado neste trabalho, dez modos vibratórios possuem frequências naturais coincidentes com as frequências de vibrações de funcionamento do motor. Todos os modos apresentaram deslocamentos significativos no espelho retrovisor, o que indica o comprometimento do funcionamento. Como solução à estes modos vibratórios, foi aumentada a rigidez do conjunto, resultando na diminuição para cinco modos vibratórios com frequência de ressonância coincidente com vibrações forçadas geradas pela motorização. Com um estudo mais aprofundado e desenvolvimento na rigidez do conjunto, é possível evitar regimes de ressonância do conjunto. |
Abstract: | Modal analysis is a process by which a structure is described by its natural characteristics (natural frequencies, damping factors and mode shapes). The door and the rear-view mirror of a vehicle, when subjected to the forced vibration generated by the motorization of the vehicle, can be resonant, compromising the functioning of the mirror. With the numerical modal analysis of a theoretical model of a door and rear-view set, it is possible to perceive its vibratory behavior (mode shapes and resonance frequencies) and to analyze if the forced vibration generated by the motorization will compromise the functioning of the rear-view mirror. For the theoretical door and rear-view set analyzed in this work, ten vibratory modes have resonant frequency coincident with forced vibrations generated by the motorization. All the mode shapes showed significant displacements in the rear view mirror, which indicates the impairment of the operation. As a solution to these vibration modes, the rigidity of the assembly was increased, resulting in a decrease for five vibrational modes with resonant frequency coincident with forced vibrations generated by the motorization. With a further study and development in the rigidity of the set, it is possible to avoid resonance schemes of the set. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24801 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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