Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarchetti, Lucas-
dc.date.accessioned2021-04-20T15:54:37Z-
dc.date.available2021-04-20T15:54:37Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationMARCHETTI, Lucas. Análise de alterações no sistema de captação de ar para motores de combustão interna. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24800-
dc.description.abstractMass production cars and sold on the national market have limitations on their efficiency because they have restrictions on the intake and exhaust system of the engine. The biggest drawback in the power gain of an naturally aspirated engine is the restriction of the allowed airflow generated by the original system. This work proposes to analyze the system of admission of a vehicle to internal combustion, analyzing changes in air capture and evaluating the behavior of temperature and airflow, and also the power of the engine studied. Tests were performed in three different conditions: original air filter, sport air filter and sports air filter with baffle to isolate the hot air from the engine compartment. The study was performed on a dynamometer located at the Pro Auto Center Automotive workshop in Pato Branco - Paraná. According to the results, an increase in power was observed. The sports filter and cold air was the one that has the highest gain, obtaining approximately 5 cv of more power than the original filter. The sports filter and hot air also improved, with a gain of 2.3 cv. There was also an increase in the air flow and a decrease in the allowed air temperature with the sport air filter, allied to the hot air deflector. It was concluded that the results were satisfactory, adding theoretical knowledge in the academic environment and also providing professional and personal fulfilment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFiltros e filtraçãopt_BR
dc.subjectFator de potênciapt_BR
dc.subjectControle de temperaturapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectFilters and filtrationpt_BR
dc.subjectElectric power factorpt_BR
dc.subjectTemperature controlpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectCombustionpt_BR
dc.titleAnálise de alterações no sistema de captação de ar para motores de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of changes in the air intake system for internal combustion enginespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs veículos produzidos em larga escala e vendidos ao mercado nacional possuem limitações quanto sua eficiência por possuírem restrições no sistema de admissão e exaustão dos gases do motor. O maior empecilho no ganho de potência de um motor aspirado é a restrição do fluxo de ar admitido gerado pelo sistema original. Este trabalho propõe analisar o sistema de admissão de um veículo a combustão interna, analisando mudanças na captação do ar e avaliando o comportamento da temperatura e fluxo do ar, e também da potência do motor estudado. Foram realizados testes em três condições diferentes: filtro de ar original, filtro de ar esportivo e filtro de ar esportivo com defletor para isolar o ar quente do cofre do motor. O estudo ocorreu em um dinamômetro de rolo situado na oficina Pro Auto Centro Automotivo em Pato Branco - Paraná. De acordo com os resultados, foi observado um aumento de potência. O filtro esportivo e ar frio foi o que teve o maior ganho, obtendo aproximadamente 5 cv de potência a mais que o filtro original. O filtro esportivo e ar quente também obteve uma melhora, com um ganho de 2,3 cv. Também foi verificado aumento no fluxo de ar e queda na temperatura de ar admitida com o filtro de ar esportivo aliado ao defletor de ar quente. Conclui-se que os resultados foram satisfatórios, agregando conhecimento teórico no meio acadêmico e também uma forma de realização pessoal e profissional.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Adamczuk, Paulo Cezar-
dc.contributor.referee1Martinelli Junior, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Nascimento, Luis Antonio Brum do-
dc.contributor.referee3Adamczuk, Paulo Cezar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2019_1_17(1).pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.